Prefeitura divulga situação das famílias no projeto Tronco

03/10/2022 18:12

A prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), publicou nesta segunda-feira, 3, em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre, a situação das 1.517 famílias do projeto da avenida Tronco. Na publicação está especificado quais famílias já foram contempladas com soluções habitacionais e quais ainda aguardam atendimento (veja neste link). 

Das 1.517 famílias cadastradas, 1.025 foram atendidas com alguma solução habitacional definitiva, 480 aguardam atendimento habitacional, enquanto 12 estão entre titulares falecidos e cadastros em que não foi necessário o reassentamento e permaneceram no território.

Segundo o secretário de Habitação e Regularização Fundiária e diretor-geral do Demhab, André Machado, está é mais uma etapa junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para solucionar o problema das famílias da avenida Tronco que ainda esperam por uma moradia. “Estamos dando uma oportunidade para que cada morador cheque a lista e veja sua situação. O Demhab estará de portas abertas para eventuais dúvidas a respeito dos nomes divulgados,” ressaltou.

As equipes técnicas do Demhab solicitam que as famílias que não foram atendidas com solução habitacional atualizem seu número do Cadastro Único com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Após esse procedimento, é necessário que o beneficiário compareça ao Demhab com o número de identificação social atualizado e documento de identidade.

Programa Protótipos - Porto Alegre foi uma das cidades selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para receber conjuntos habitacionais do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), integrante do programa Casa Verde e Amarela. A Capital concluiu todas as etapas da seleção do programa Protótipos. A previsão é que sejam construídas 356 unidades em três condomínios: Jacuí, Banco da Província e Dona Zaida. O valor de cada unidade habitacional, para as famílias beneficiadas, será de R$ 130 mil.

Obra - A obra na avenida Tronco atingiu 55% de execução nos trechos 1 e 2 e 75% no 3 e 4, que devem ficar prontos ainda neste ano. No total, cerca de 80% do traçado de 6,5 quilômetros já estão prontos para o tráfego. A construção parou em outubro de 2016 por falta de recursos. Os serviços foram retomados em junho de 2018 e suspensos novamente em julho de 2019. Em fevereiro de 2020, a obra recomeçou.

 

Cindy Vitali

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes