Prefeitura cria força-tarefa para conscientizar sobre incêndios em comunidades

13/01/2023 18:15
Pedro Piegas / PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
André Machado destacou a urgência de impedir novos casos com vítimas

A prefeitura de Porto Alegre, em parceria com o Corpo de Bombeiros (CBRS) e o Grupo CEEE Equatorial, liderou um encontro na sexta-feira, 13, com o objetivo de promover a conscientização de comunidades sobre a importância da prevenção contra incêndios. Segundo levantamento do CBRS, aumentou em 95% o número de ocorrências em residências da capital em comparação ao ano passado, o que motivou a força-tarefa do município.

O diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), André Machado, que lidera a ação, salientou que a primeira atitude em caso de ocorrência com fogo, é ligar para o Corpo de Bombeiros (telefone 193) e ressaltou que também é dever da prefeitura garantir a segurança da vida das pessoas. “Não podemos deixar que mais incidentes fatais aconteçam por falta de informação. Temos 17 subprefeituras, que estarão alertando sobre os riscos de sobrecarga na rede elétrica. Muitas famílias acabam também não tendo dinheiro para comprar gás e cozinham com sobras de madeira, o que é extremamente perigoso. Nosso pedido é que as pessoas evitem cozinhar de maneira informal,” ressaltou Machado.

De 17 de dezembro de 2022 até 13 de janeiro, foram registras 43 ocorrências em residências, e 18 tiveram reforço de mais de um caminhão. Em comparação ao ano passado, esse número aumentou 95%. Já as ocorrências em vegetações, nas mesmas datas, foram 175, e 14 tiveram reforço de mais de um caminhão. Desse número, teve um aumento de 139%. Acesse aqui para mais informações.

De acordo com a Major Jaqueline da Silva Ferreira, do 1° Batalhão de Bombeiro Militar, o trabalho em conjunto com a prefeitura faz toda a diferença. “A integração é a única arma que dá resultado em um trabalho tão importante. Nas ocorrências a gente vê de tudo dentro das casas. Muitas famílias fazem fogueiras, o que acaba sendo uma situação muito triste, mas peço que vocês sempre divulguem que o único caminho é o 193,” ressaltou.

A prefeitura de Porto Alegre atua em frente ampla na assistência após as ocorrências, com a Defesa Civil e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Coronel Evaldo Rodrigues, a ideia é intensificar as ações de prevenção nas comunidades em conjunto com as subprefeituras. Já para a chefe de gabinete da Fasc, Ana Rangel, a proteção nos territórios se dá através dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atuantes de forma direta no suporte e encaminhamento das pessoas nestas ações. “A Fasc trabalha com políticas de amparo social, por meio de orientação a população em casos de ocorrências inesperadas como incêndios, de forma intersetorial e célere", destacou ela.

Incêndios em vegetação – De acordo com o secretário em exercício de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Maurício Loss, essa época do ano é normalmente um período de poucas chuvas. “Este cenário acaba sendo ideal para focos de incêndio, tanto na vegetação seca como na vegetação viva. Por isso, é preciso atenção especial às muitas áreas verdes de nossa cidade”,  frisou o secretário.

Medidas para prevenir incêndios em áreas verdes - Em Porto Alegre, as causas mais comuns se enquadram em vandalismo, descuido com crianças, velas em rituais religiosos, fogueiras, queima de lixos, além de causas acidentais, como fagulhas de máquinas ou rompimento de cabos de eletricidade.

As consequências desses eventos são graves para a fauna e flora da cidade. Por isso, reforçamos a necessidade de redobrar os cuidados com nossos 11 parques, 692 praças urbanizadas e 4 unidades de conservação.

Ações preventivas para evitar focos de incêndios em áreas verdes

- Reduzir o material combustível disponível (folhas, troncos e galhos secos) nas áreas verdes, pois contribuírem para a propagação de incêndios;

- Não atear fogo em focos de lixo;

- Não descartar bitucas de cigarro no chão e sempre se certificar que estejam apagadas; 

- Não acender fogueiras em áreas próximas à vegetação, nem manipular outras fontes de calor, como velas ou incensos;

- Descartar materiais inflamáveis em locais adequados, conforme recomendação do fabricante

Participaram da reunião Márcio Martins da Cunha, da Gerência de Relacionamento com Clientes da CEEE Equatorial; coordenador de enfermagem da UTI de Queimados do HPS, Tiago Fontana; diretor de Participação Cidadã da Smgov, Lucas Vasconcellos; O secretário municipal de Segurança, coronel Mario Ikeda; Capitão Daniel Abbott Suchy, comandante das companhias de Bombeiro Militar do 1° Batalhão; representantes das subprefeituras, representantes da Smed, da Fasc, do Dmae, do DMLU, da SMSURB e do Demhab.

Leia também

Secretaria dá dicas para prevenção de incêndios na cidade

 

Cindy Vitali

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes