Porto Alegre terá Plano Municipal de Redução de Riscos

16/01/2024 13:23
Cindy Vitali / SMHARF / PMPA
Habitação e Regularização Fundiária
Reunião ocorreu nesta terça-feira no Demhab

Porto Alegre foi uma das cidades selecionadas para elaboração de Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), que será financiado pelo Ministério das Cidades e desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A primeira reunião para o avanço do projeto aconteceu na manhã desta terça-feira, 16, na sede do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), e contou com a presença do Grupo de Trabalho das áreas de risco da prefeitura e pesquisadores da universidade. 

Liderando esse processo, em parceria com o coordenador da Defesa Civil, coronel Evaldo  Rodrigues, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, apresentou o relatório das áreas de risco da Capital. “Estamos ansiosos para dar esse passo no município, visto que no nosso entendimento as áreas de risco da cidade precisam dos nossos esforços,” ressaltou Machado.

“Através desse trabalho conjunto, dos órgãos municipais e a universidade, Porto Alegre será contemplada com o PMRR, no qual qualificaremos o trabalho inicial sobre as áreas de risco,” comentou o coronel Evaldo.

Os estudos para o Plano Municipal de Redução de Riscos iniciarão em março de 2024 e o município auxiliará disponibilizando dados das 142 áreas de risco de Porto Alegre e, também, com equipes de trabalho. O material será entregue em até 18 meses, com previsão de conclusão no final de 2025.

O projeto será liderado pelo professor Guilherme Fernandes Marques, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH), com auxílio do professor aposentado da UFRGS, Luiz Antônio Bressani.

Cindy Vitali

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes