Plano Municipal de Redução de Riscos avança em Porto Alegre

05/03/2024 15:08
Cindy Vitali/SMHARF/PMPA
HABITAÇÃO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
Início do estudo será pela região Glória/Cascata

O Grupo de Trabalho (GT) de áreas de riscos da prefeitura se reuniu nesta terça-feira, 5, com representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Ministério das Cidades para alinhamento e encaminhamentos da execução do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O encontro ocorreu na sede do Departamento Municipal de Habitação (Demhab).

No encontro, liderado pelo secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, ficou decidido que o início do estudo será pela região da Glória/Cascata. “O pontapé inicial é ali naquela região, que é uma área sem organização urbanística da cidade, com muitas áreas de risco e locais irregulares'', afirma o secretário. Machado ainda destacou que a região precisa de um olhar mais esmiuçado, por ser um local com ocorrências de deslizamentos e, com isso, o foco na preservação da vida é o elemento essencial.

De acordo com coordenador do programa, professor Guilherme Fernandes Marques, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, a Glória possui um cinturão de montanhas e encostas e a maioria dos bairros que pertence à região está no entorno disso. Marques ainda ressaltou que começar o estudo pelo eixo-central do município contribuiu para uma centralidade geográfica. “Nosso objetivo com o PMRR é realizar a revisão, atualização e reclassificação das áreas já setorizadas pelo Serviçlo Geológico do Brasil'', explica ele.

O convênio para a execução do PMRR é encabeçado pela Secretaria Nacional de Periferias (SNP), do Ministério das Cidades. O secretário da SNP, Leonardo Varallo, que participou da reunião virtualmente, destacou a importância do trabalho. “A proposta do PMRR, apresentada em conjunto pela universidade e município, é adequada de acordo com a realidade das áreas de risco de Porto Alegre'', diz Varallo.

A entrega do Plano de Trabalho para a SNP ocorre no dia 18 de março. Na próxima semana quipes da prefeitura e da UFRGS farão a primeira visita técnica para reconhecimento de campo na região escolhida. O PMRR será entregue em até 18 meses, com previsão de conclusão no final de 2025.

 

Cindy Vitali

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes