Estadia Solidária é prorrogado para qualificar emissão de laudos habitacionais

18/06/2025 18:24

Foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre desta quarta-feira, 18, o decreto que autoriza a prorrogação do benefício do programa Estadia Solidária para famílias que já receberam as 12 parcelas previstas em lei. 

A extensão do benefício será concedida nos casos em que o laudo habitacional ainda não tenha sido realizado pelo poder público ou, mesmo após a escolha do imóvel por meio do programa Compra Assistida, as famílias ainda não tenham recebido as chaves da nova moradia pela Caixa Econômica Federal.

“A decisão do prefeito Sebastião Melo é garantir moradia provisória através do Estadia Solidária, mesmo após os 12 meses iniciais, a todas as famílias que já encaminharam a documentação de seus imóveis junto à Caixa mas ainda aguardam a entrega das chaves”, destaca o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), André Machado. 

O Estadia Solidária é um auxílio exclusivo destinado a famílias de Porto Alegre que tiveram de deixar suas casas em razão da calamidade pública provocada pela enchente de maio de 2024. O valor, de R$ 1 mil mensais por até 12 meses, tem por objetivo apoiar temporariamente os atingidos que precisaram se abrigar em locais provisórios - como casas de amigos ou familiares - até conseguirem um novo lar.

A Prefeitura de Porto Alegre integraliza 60% do valor e o governo do Estado 40%. Desde o ano passado, já foram beneficiadas 3,5 mil famílias da Capital. Atualmente, cerca de 1 mil famílias seguem ativas no Estadia.

 

Cindy Vitali

Gilmar Martins