Demhab encerra cadastro do Minha Casa Minha Vida com mais de 32 mil inscritos

02/01/2024 11:23

A prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Habita√ß√£o (Demhab), encerrou as inscri√ß√Ķes do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal, com 32.156 pessoas cadastradas no site do Demhab. Desse n√ļmero, 23.760 foram novos cadastros e 8.396 atualiza√ß√Ķes.¬†

De acordo com levantamento, das 17 regi√Ķes do Or√ßamento Participativo (OP), a Restinga teve 4.162 cadastros no sistema, sendo o local com maior n√ļmero de inscri√ß√Ķes. O segundo foi a Regi√£o Norte, com 4.123. Em terceiro no ranking, a Regi√£o Partenon, com 4.017. As restantes foram: Centro-Sul, 3.054; Lomba do Pinheiro, 2.588; Noroeste, com 2.443; Centro, 1.664; Sul, 1.366; Leste, 1.259; Gl√≥ria, 1.175; Nordeste, 1.151; Extremo-Sul, 1.130; Cruzeiro, ¬†1.104; Eixo-Baltazar, 1.021; Humait√°/Navegantes, 1.001; Cristal, 522; e Ilhas, com 376.

√Āreas selecionadas - Foram divulgadas em novembro, via Portaria 1.482, as nove √°reas de Porto Alegre que ser√£o contempladas com o MCMV, somando 1.212 unidades habitacionais. Os locais que est√£o adequados √†s novas exig√™ncias do programa s√£o: Dona Zaida, Jacu√≠ e Banco da Prov√≠ncia, projetos que atender√£o o assentamento das fam√≠lias da avenida Tronco e contemplam 356 unidades habitacionais. Tamb√©m os residenciais Mutualidade, Mulheres Guerreiras (Eduardo Prado), Ildo Meneghetti, S√£o Miguel (Intendente Azevedo), Sotero dos Reis e Bento Gon√ßalves, que ao todo ir√£o somar 856 moradias.

Edital para empresas ‚Äď Foi publicado no¬†Di√°rio Oficial de Porto Alegre (Dopa)¬†o edital de chamamento p√ļblico para credenciamento de empresas interessadas na constru√ß√£o de unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), do governo federal. Os interessados poder√£o enviar a documenta√ß√£o detalhada via edital, em PDF, para o e-mail chamamento@demhab.prefpoa.com.br no dia 8 de janeiro. Ap√≥s essa etapa, uma comiss√£o de servidores do Demhab ir√° analisar a documenta√ß√£o. O¬†resultado definitivo das empresas selecionadas ser√° no dia 29 de janeiro.

A partir do encerramento do cadastro, o Demhab come√ßa o processo de sele√ß√£o das fam√≠lias, que ser√£o escolhidas ap√≥s avalia√ß√Ķes de servidores do Departamento. Ter√£o prioridade, seguindo os requisitos do programa, fam√≠lias que tenham a mulher como respons√°vel pela unidade familiar; pessoas com defici√™ncia, incluindo transtorno do espectro autista; pessoas idosas; crian√ßas ou adolescentes, preferencialmente at√© 14 anos; fam√≠lias em situa√ß√£o de risco e vulnerabilidade; em situa√ß√£o de emerg√™ncia ou calamidade; em deslocamento involunt√°rio em raz√£o de obras p√ļblicas federais; pessoas em situa√ß√£o de rua; v√≠tima de viol√™ncia.

Cindy Vitali