Condomínio da Zona Norte recebe programa que facilita quitação de dívidas habitacionais

10/02/2022 19:15
Giulian Serafim / PMPA
Habitação e regularização fundiária
Secretário acompanhou a ação no bairro Rubem Berta nesta quinta

A Prefeitura de Porto Alegre realizou nesta quinta-feira, 10, a primeira ação em campo do ReguLAR, programa que facilita a quitação de dívidas de mutuários com o Departamento Municipal de Habitação (Demhab). O atendimento, que é exclusivamente para moradores do Condomínio Guapuruvu, começou às 9h e seguiu até as 17h, na EMEF João Antônio Satte, no bairro Rubem Berta, Zona Norte. 

O programa, em parceria com a Defensoria Pública do Estado, possibilita aos mutuários três possibilidades de negociações: pagamentos de dívidas em atraso; quitação antecipada do saldo devedor e regularização da titularidade do contrato. A diretora de Patrimônio Imobiliário do Demhab, Cíntia Dorneles, ressalta a importância do programa para a realidade das famílias que vivem em unidades habitacionais.

“O ReguLAR é um programa que veio para acrescentar na vida das comunidades. Com os descontos, as famílias conseguem quitar suas dívidas e também economizar. Nossas expectativas foram alcançadas e a procura está sendo intensa. Tanto em campo, como no Guapuruvu e na sede do Demhab,” ressalta a diretora.

As reuniões foram realizadas individualmente, uma pessoa por vez, em salas espaçadas, respeitando os protocolos da Covid-19. Defensores públicos participaram das negociações via videoconferência e por WhatsApp. “Tivemos a oportunidade de conduzir quatro conciliações e de dar orientações jurídicas necessárias para que a população fique ciente de seus direitos e deveres e possa esclarecer todas as dúvidas", afirma a defensora pública e coordenadora da Câmara de Conciliação Cível, Ana Carolina Sampaio Pinheiro de Castro Zacher.

Realização de um sonho – Cinquenta atendimentos foram realizados nesta quinta-feira e quatro negócios foram fechados, todos com contratos de compra e venda. Denise Alves da Silva, moradora há 32 anos do Condomínio Guapuruvu, não segurou a emoção ao ver a quitação do seu imóvel. “Não esperava que receberia esse presente hoje. Tantos descontos que estão me possibilitando a quitação da minha casa,” diz emocionada. Os atendimentos seguem nessa sexta-feira, 11, e vão até sábado, 12, das 9h às 17h. 

Ao todo, 13 acordos já foram finalizados via ReguLAR, sendo nove deles no Demhab, onde mutuários procuraram o departamento para negociarem suas dívidas. Quatro foram em campo, nesta quinta-feira, no Condomínio Guapuruvu. Atualmente, o Demhab possui 107 empreendimentos, onde moram 36 mil pessoas. Desse número, 14 mil mutuários são inadimplentes.

Para os que desejam realizar negociações e ainda não há data prevista para atendimento na sua comunidade, é necessário realizar agendamento via WhatsApp 51 99332-8954 ou pelo e-mail: regular@demhab.prefpoa.com.br

O secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, e equipes técnicas do Demhab participaram da ação.

 

Cindy Vitali

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes