Animais

Castração de cães e gatos nas clínicas descentralizadas em Porto Alegre

Informamos que o agendamento para castrações estará aberta no dia 10 de junho, à partir das 8h,  exclusivamente pelo telefone 156. Serão feitos 2050 protocolos para as clínicas cadastradas. Confira abaixo os locais e a quantidade de protocolos em cada uma delas.

A Prefeitura de Porto Alegre, através de edital de Chamamento Público, credenciou  estabelecimentos médico-veterinários, para realização de esterilização cirúrgica de cães e gatos, identificação por microchip e orientação quanto à guarda responsável e zoonoses de importância em saúde pública, de forma descentralizada na Capital. A iniciativa irá facilitar o deslocamento dos tutores que terão, desta forma, opções mais próximas de suas residências.
Até o presente momento, foram credenciadas cinco clínicas: três na Zona Norte, e duas na Zona Sul.

O serviço de castração de cães e gatos é disponibilizado aos animais de tutores que possuam Número de Identificação Social (NIS) ou Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família). As solicitações devem ser encaminhadas através do telefone 156, e o requerente deverá aguardar contato telefônico para o agendamento.

A agenda abre nas datas pré-definidas pelo Gabinete da Causa Animal, divulgadas no site da PMPA. É possível solicitar a castração de até 5 (cinco) animais por protocolo, sendo destes no máximo 3 (três) fêmeas por protocolo. As cirurgias são realizadas nas clínicas credenciadas no Município de Porto Alegre através de edital.

Clínicas credenciadas e limite de protocolos em dada uma delas:

• Zona Norte
    • Hospital Veterinário Faculdade Anclivepa de Porto Alegre​ - Av. Sertório, 5310, bairro Sarandi (400 protocolos).
    • Patas do Mundo Vet Assistance - R. Lopes Teixeira, 36, Jardim Itu (300 protocolos).

• Xiki Dog - Av. Protásio Alves, 7495, bairro Petrópolis (300 protocolos).

• Zona Sul
    • Vivi Vet Clínica Veterinária - Av. João Salomoni, 135, loja 137 e 139, bairro Vila Nova (600 protocolos).
    • Animal Cause - Av. João Antônio Silveira, 1033, bairro Restinga (450 protocolos).

Fora das datas divulgadas no site da PMPA, não haverá registro de castração de animais pelo 156, devendo o solicitante aguardar o próximo período.

Requisitos / Documentos necessários

• Identificação do usuário: nome completo, endereço, número do RG e CPF.
  • Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família) ativos.
  • Informações sobre o(s) animal(is) (espécie e sexo dos animais). O tutor poderá castrar até 5 animais, sendo 3 fêmeas por pessoa/protocolo e deverá detalhar a espécie e sexo dos animais, por exemplo: 3 caninas fêmeas, 2 felinos machos.
  • Na etapa de documentação comprobatória, no dia do atendimento: apresentação de RG ou outro documento de identificação com foto e número de CPF, documento do NIS ou cartão Auxílio Brasil ativos e comprovante de residência com endereço de Porto Alegre.

Formas de Prestação do Serviço

Registro de protocolo via Sistema 156POA.

Principais Etapas do Serviço

• Marcação do procedimento através de contato telefônico pela Prefeitura.
  • Comparecimento do tutor com animais na clínica escolhida e registrada no protocolo, no dia e horário agendados, com documentação comprobatória.
  • Procedimento cirúrgico.

Os protocolos que excederem a quantidade de castrações oferecidas serão encerrados com resposta padrão, orientando o solicitante a realizar novo protocolo no próximo período disponível.

Após 3 tentativas de contato telefônico sem sucesso o protocolo será encerrado.

Previsão de Prazo para Realização do Serviço

Prazo para retorno em até 180 dias após cadastro no 156, para agendamento da castração.

Atualizado em
06/06/2022