Valor da tarifa de ônibus
R$ 5,00
A partir de 31 de março de 2025, conforme o Decreto Municipal nº 23.209/2025Valor da tarifa de lotação
R$ 8,00
A partir de 9 de julho de 2022, conforme o Decreto Municipal nº 21.556/2022Foto: Jefferson Bernardes/PMPA
- Processo de Revisão Tarifária
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A Prefeitura de Porto Alegre anunciou, em 21 de março, medidas para o transporte de passageiros em diversos modais. Após quase quatro anos com a manutenção da tarifa de ônibus em R$ 4,80, sem aumentos desde julho de 2021, e com o objetivo de manter o equilíbrio financeiro e operacional do sistema de transporte coletivo com um valor que caiba no bolso do trabalhador, a tarifa para o usuário de ônibus passou a ser de R$ 5,00 em 2025, o que representa um ajuste de 4%. A medida entrou em vigor em 31 de março.
Acesse o processo tarifário aqui:
Tarifa técnica e custo do sistema - A tarifa técnica do transporte coletivo é definida com base no custo real da operação do sistema, levando em conta os critérios estabelecidos nos contratos e termos aditivos firmados a partir da licitação do transporte coletivo por ônibus, realizada em 2015. A metodologia de cálculo considera o custo por quilômetro rodado (CKM), que, ao ser multiplicado pela quilometragem total percorrida pela frota, determina o custo da operação.
O custo anual para 2025 do sistema de transporte coletivo de Porto Alegre é de R$ 880 milhões. Mais de um terço (36%) corresponde aos custos variáveis, que incluem combustíveis, lubrificantes, pneus, peças e acessórios. Em seguida aparece mão de obra (34%), fortemente impactado pelo fim da desoneração da folha de pagamento (conforme Lei Federal 14.973/2024), o que representa R$ 14 milhões a mais em relação a 2024.
Outros fatores, como despesas administrativas, remuneração do serviço e de capital, taxas e outras despesas (depreciação de capital e contribuição previdenciária sobre despesa bruta) compõem o valor final.
A tarifa técnica é usada para determinar o valor que deveria ser cobrado para cobrir todos esses custos. No entanto, o valor cobrado ao usuário final, a tarifa pública paga pelo passageiro, muitas vezes é diferente da tarifa técnica, pois pode ser subsidiada por outros mecanismos, como repasses do governo (subsídios) ou outras fontes de receita. Isso acontece para garantir que o transporte público seja acessível à população.
Saiba mais:
Prefeitura anuncia tarifa de ônibus para 2025 abaixo da inflação acumulada
Consulta de tabela horária, itinerários de ônibus e localização em tempo real
Para consultar a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota, ou para planejar seus deslocamentos e se informar sobre as linhas e itinerários do transporte público, os usuários podem utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Lá Vem o Ônibus e TRI, o app do Cartão TRI, ou verificar as tabelas nos serviços de consulta disponíveis no site linhas.eptc.com.br e no aplicativo 156+POA.
Faça o download dos aplicativos:
App 156+POA
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App TRI POA
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App Cittamobi
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App Moovit
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App Lá Vem o ônibus
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Guia de uso do aplicativo de GPS
Baixe aqui
Mobilidade Urbana - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), órgão gestor do trânsito em Porto Alegre, tem como missão gerir e qualificar a mobilidade urbana, além de conscientizar os motoristas sobre boas práticas para a redução da acidentalidade através de ações educativas, fiscalização e engenharia de tráfego, e assim fortalecer a cultura da mobilidade segura e responsabilidade no trânsito.
Indicadores Operacionais do Transporte Coletivo
* última atualização: JULHO/2023
TRI - Transporte Integrado
Foto: Gustavo Roth/EPTC PMPA
O TRI-Transporte Integrado é o sistema de bilhetagem eletrônica utilizado no transporte coletivo de Porto Alegre, aceito em ônibus, trem e lotações. Acesse o site do TRI
Acesse informações sobre isenções e benefícios
Acesse informações sobre passagem escolar - TRI Escolar
Acesse o site da Associação dos Transportadores de Passageiros
Lotação - Transporte Seletivo
Foto: Gustavo Roth/EPTC PMPA
O transporte seletivo por lotação é uma alternativa à rede de ônibus urbano, sendo uma opção para os usuários que buscam mais agilidade, rapidez e conforto.
Conforme a Lei nº 13.168/2022, a tarifa é equivalente a, no mínimo, 1,4 (um inteiro e quatro décimos) do valor da tarifa do transporte coletivo por ônibus.
O sistema é custeado pelo pagamento da tarifa pelos usuários e, diferentemente do transporte por ônibus, não transporta usuários isentos.
Este transporte é realizado por micro-ônibus com capacidade para transportar de 21 a 25 passageiros sentados nas linhas convencionais e 25 a 38 nas especiais, Restinga e Belém. Em abril de 2025, o sistema em Porto Alegre possui 21 linhas ativas e todos os veículos em operação têm ar-condicionado.
O sistema, que possui tarifa de R$ 8, opera com bilhetagem eletrônica (Cartão TRI Passe Antecipado), aceita pagamento na modalidade PIX e com cartões de crédito e débito, além de dinheiro.
Assim como acontece com o transporte coletivo, os usuários podem acompanhar a localização dos veículos em tempo real pelo aplicativo Moovit (disponível nas versões IOS e Android). As rotas no aplicativo mostram os itinerários completos das lotações, simplificando o acesso e a combinação com outros modais, além de exibir alertas sobre alterações de serviço e outros avisos importantes.
Linhas de Lotação ativas:
02.1 - MENINO DEUS
02.11 - MENINO DEUS - VIA JOSÉ DO PATROCÍNIO
10.3 - CRISTAL - OTTO
10.4 - IPANEMA
10.5 - GUARUJÁ - PONTA GROSSA
10.6 - RESTINGA
10.61 - RESTINGA NOVA
10.63 - RESTINGA - GLÓRIA
10.7 - BELÉM NOVO
10.71 - BELÉM NOVO - CHAPÉU DO SOL
20.2 - OTTO TERESÓPOLIS - CAMPO NOVO
20.4 - JARDIM VILA NOVA
20.6 - GLÓRIA - HÍPCA
30.2 - PARTENON - PINHEIRO
40.4 - PETRÓPOLIS - FAPA
50.1 - AUXILIADORA
50.2 - IAPI
50.6 - GUERINO - LINDÓIA
60.4 - PARQUE HUMAITÁ
60.5 - JARDIM DONA LEOPOLDINA
60.52 - JARDIM DONA LEOPOLDINA - CRISTÓVÃO COLOMBO
Acesse o site da Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre
Táxi
Foto: Gustavo Roth / EPTC PMPA
O transporte individual de passageiros por táxi possui 3.328 prefixos e 3.796 condutores ativos (mar/25) cadastrados no Sistema de Transporte Público de Porto Alegre (STPoa). Todos os condutores são cadastrados no município e passam pelo treinamento Formação Profissional para Taxistas realizado pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) em conjunto com a EPTC, de no mínimo de 28 horas sobre a legislação específica, qualidade no atendimento interpessoal, atenção ao público idoso e da pessoa com deficiência, direção defensiva e primeiros socorros, entre outros. Além disso, os veículos são vistoriados regularmente para garantir a segurança na prestação do serviço.
O sistema de transporte individual, instituído pela Lei n° 11.582/14, foi qualificado pela Nova Lei Geral do Táxi (nº 12.420/18), para dar mais segurança aos usuários e motoristas. Entre os avanços da legislação estão a análise da ficha criminal e exigência da realização de exames toxicológicos para todos os motoristas cadastrados, além do padrão de vestimenta para homens e mulheres, o uso do cartão de débito/crédito e o novo visual dos carros, que valoriza a categoria e resulta em usuários mais satisfeitos, seguros e confiantes na prestação do serviço.
Desde janeiro de 2022 houve o ingresso de 1.281 veículos novos (zero quilômetro) na frota de táxi de Porto Alegre (298 veículos ano 2022, 502 ano 2023, 453 ano 2024 e 28 em 2025) que conta com 31 carros híbridos, tecnologia que combina motores elétricos e à combustão, para melhor eficiência energética.
Porto Alegre possui 342 pontos de táxi, entre fixos (152) e livres (190). O maior ponto de táxi da Capital é o da Estação Rodoviária, com 289 prefixos cadastrados, seguido pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho com 200 prefixos, o único ponto que permanece desativado em razão do impacto da catástrofe climática que atingiu a capital no primeiro semestre do ano.
Estão cadastrados 2.249 prefixos ativos na cor branca (67%). A lei estipula que os veículos que não se enquadrem na categoria EXECUTIVA, que utiliza a cor VERMELHO IBÉRICO, devem ser BRANCOS. De acordo com o Art. 19. da Lei Complementar nº 879/2020 a adequação para o uso da cor branca fica definida pela vida útil dos veículos da frota de táxi.
O mapa com a localização de todos os pontos de táxi na Capital está publicado no Portal de Transparência da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC), na página do Observatório de Mobilidade, em eptctransparente.com.br. Seu objetivo é disponibilizar amplo acesso às informações de mobilidade da capital gaúcha.
Tarifa do Táxi
Atendendo pedido dos sindicatos e associações que representam os taxistas, o novo valor da tarifa de táxi passa a vigorar a partir de 31 de março de 2025, reajustado em 10,96%. Com isto, a bandeirada passa de R$ 6,26 para R$ 6,95. Fica estipulado ainda o quilômetro rodado, aplicável das 6h01 até as 19h59, de R$ 3,47. Das 20h até as 6h, será de R$ 4,51, mesmo valor dos sábados a partir das 15h e durante o dia inteiro nos domingos e feriados. A recomposição do valor está de acordo com a Lei 13.966/24 e o reajuste foi fixado através do decreto 23.210/25, publicado no Diário Oficial do Município de Porto Alegre (Dopa).
O reajuste anterior havia sido em 31 de março de 2023, o primeiro desde desde 2016. Na época, o governo municipal foi procurado pela categoria com uma proposta de 30%, a qual foi negada pelo prefeito, e em negociação decidiu-se pelo percentual de 20,7%. A informação foi publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), através do decreto 22.246/23.
A EPTC disponibilizou uma tabela para que os taxistas possam utilizar como base até que seja atualizada a tarifa nos taxímetros.
Os autorizatários devem apresentar a tabela impressa e um adesivo informativo na medida de 13x19cm no vidro da porta traseira do lado esquerdo, para divulgar as informações aos passageiros.
Medidas para a sustentabilidade
Desde o começo da gestão, em conjunto com os vereadores, são tomadas medidas para auxiliar na sustentabilidade do modal táxi. Em janeiro de 2023, foi sancionada a lei 13.360, que autorizou a extinção da Taxa de Gerenciamento Operacional (TGO) e o parcelamento dos débitos ocasionados durante a pandemia no período de março de 2020 a novembro de 2021. Também houve o aumento da vida útil dos táxis de oito para dez anos, diminuição do tamanho do porta-malas, permitindo que os taxistas possam utilizar veículos menores na frota.
O que é micromobilidade?
A micromobilidade refere-se ao uso de veículos leves e individuais, como bicicletas, patinetes e monociclos (convencionais ou elétricos), que circulam a velocidades de até 25 km/h e são utilizados, em geral, para deslocamentos de até 10 km.
Seu crescimento responde à demanda por soluções sustentáveis e eficientes, promovendo a integração com o transporte público, reduzindo congestionamentos e emissões de poluentes.
Para ampliar seu impacto positivo, é essencial investir tanto em infraestrutura adequada, como ciclovias e estacionamentos, quanto em sistemas de compartilhamento que facilitem o acesso e a adoção desses modos de transporte.
Em Porto Alegre, o serviço de compartilhamento tem se expandido nos últimos anos. O primeiro sistema foi implantado em 2012, quando foi realizado um chamamento público de empresas para operar o serviço através de um contrato experimental. Na ocasião, 41 estações físicas foram distribuídas em pontos estratégicos, permitindo a retirada e devolução de bicicletas com facilidade.
Em 2020, através de um processo de credenciamento ainda vigente, houve a expansão do sistema de compartilhamento de bicicletas com estação física e atualmente a cidade conta com 90 pontos para retirada e devolução e 640 bicicletas.
Sistema de Compartilhamento de Bicicletas
Foto: Pedro Piegas/PMPA
O sistema de bicicletas de aluguel Bike Itaú opera diariamente com 400 bikes fit (mecânicas) e 70 elétricas, distribuídas em 90 estações fixas. Antes da enchente de maio de 2024 a operação contava com 1000 bicicletas, sendo 500 elétricas e 100 estações fixas.
Para utilizar, basta baixar o app da Tembici, empresa credenciada pela prefeitura para oferecer o serviço na Capital, escolher um plano que combine com você e começar a pedalar.
A partir de junho de 2023, os usuários têm mais uma opção para aproveitar as bikes por meio do aplicativo da Uber, que permite efetuar o desbloqueio para utilizar os veículos na modalidade avulsa, em viagens de até 15 minutos, seguindo a tarifa e condições dessa modalidade estipuladas pela credenciada.
Localização estratégica das estações - Os locais das estações foram previamente definidos por meio de estudos e análises realizados pelo time de urbanistas da empresa Tembici, em diálogo com o corpo técnico da Secretaria de Mobilidade Urbana, que avaliou critérios como proximidade à infraestrutura cicloviária, possibilidades de maior demanda, respeito às questões urbanísticas e a segurança viária da cidade.
Para saber a localização das estações e o mapa da rede cicloviária implantada em Porto Alegre, acesse o mapa do ObservaMOB, o Observatório de Mobilidade da EPTC.
Para mais informações sobre os planos e cadastro, acesse o site Bike Itaú e faça o download do aplicativo no telefone celular, pela Apple Store ou Google Play.
Micromobilidade
A operação de micromobilidade através de patinetes elétricas compartilhadas, com estações virtuais junto aos terminais de ônibus, é um complemento ao sistema de transporte e faz parte do projeto de qualificação urbana de Porto Alegre.
Em momentos distintos, outras empresas ofertaram serviços de compartilhamento de bicicletas e patinetes sem estações físicas, ou seja, os veículos podiam ser devolvidos em estações virtuais, também localizadas em locais de interesse.
Atualmente temos na cidade três empresas que podem oferecer o serviço a partir de uma autorização precária com base no Decreto Municipal nº. 20.358/2019. Duas estão com operações ativas e exploram o serviço de compartilhamento de patinetes, sem estação física, por meio de aplicativo, com cerca de 2,1 mil veículos disponíveis (mar/25). A empresa internacional de tecnologia Whoosh (identificada pela cor amarela), desde outubro de 2023, e a Jet (azul), do Cazaquistão, desde abril de 2024.
Nos próximos meses deverá ser publicado um edital para um novo credenciamento de empresas interessadas na utilização da infraestrutura de mobilidade urbana da cidade de Porto Alegre para exploração do serviço de compartilhamento de bicicletas e patinetes de propulsão humana, bicicletas elétricas e equipamentos elétricos autopropelidos individuais (patinetes elétricas e outros), sem estação física, por meio de plataforma tecnológica.
Aqui você encontra a versão preliminar do Termo de Referência e suas contribuições podem ser enviadas através da Consulta Pública aberta em fevereiro de 2025 para que a sociedade possa dar suas sugestões sobre a prestação e regramento deste serviço.
Cada contribuição será analisada e poderá ser incorporada ao futuro Termo de Referência. Interessados em participar da consulta pública devem preencher o Formulário de Contribuições on-line via Google Forms, entre 17 de fevereiro e 9 março de 2025.
Acesse aqui o formulário on-line
Acesse aqui o Termo de Referência.
Trensurb
Foto: Alex Rocha/PMPA
A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - Trensurb - é um sistema público vinculado ao Governo Federal que faz a ligação do Centro Histórico e o Aeroporto Internacional Salgado Filho com as cidades da região metropolitana, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. O sistema possui uma extensão total de 43,8 km com 22 estações, implantadas em intervalos médios de 2,1 km.
O horário de funcionamento dos trens em Porto Alegre é das 5h às 23h25, todos os dias. O intervalo entre as viagens é de 10 a 12 minutos nos dias úteis, 15 minutos aos sábados e 20 minutos aos domingos e feriados
Integração - A Trensurb mantém integração tarifária com linhas de ônibus que atendem o município de Porto Alegre e Canoas. Ao utilizar o sistema de integração, o usuário poderá realizar uma viagem de metrô e de ônibus utilizando seu cartão SIM, TRI (ambos aceitos nos ônibus de Porto Alegre) ou TEU (aceito nos ônibus integrados de Canoas). Além de mais prático, traz economia para quem usa, conferindo desconto de integração no valor da tarifa.
Veja aqui o mapa com a localização das estações da Trensurb e locais de integração com pontos de ônibus urbanos (em azul), metropolitanos (laranja) e de lotações (vermelho) distantes até 500 metros das estações do metrô.
Aeromóvel - conexão metrô-aeroporto
Foto: Ricardo Giusti/PMPA
A linha shuttle interliga o Aeroporto Internacional Salgado Filho à estação do Trensurb com operação no horário das 6h15 às 22h15, com intervalos de 10 minutos entre as viagens. Acesse o site
Catamarã - Transporte hidroviário
Foto: Maria Ana Krack/PMPA
Opção de transporte hidroviário pelas águas do Guaíba, o catamarã oferece pontos de embarque e desembarque no Armazém B3 do Cais Mauá (junto ao Mercado Público), no BarraShoppingSul e na cidade de Guaíba. Confira preços, horários e compre sua passagem online no site da empresa Catsul