Sistema 156 recebe mais de 14,3 mil ligações na semana

24/11/2023 14:02

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana compreendida entre os dias 17 e 23 de novembro. O sistema recebeu mais de 14.397 ligações.

A  maior parte dos pedidos foram referentes ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 62,71%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram: paradas operacionais (bairros da Zona Norte), vazamento na rede, verificação de falta de água, de contas de água e de hidrômetro. E ainda baixa de pagamentos.

Já na Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC) foram solicitadas informações sobre horários e itinerários, veículos, recursos de multas, obstrução de vias, apresentação de condutor e infração, placas e sinalização de trânsito (18,61%). Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o cidadão questionou a respeito de atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação e Covid (8,72%).

No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), o destaque foi para temas como coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada, remoção em vias públicas e em área particular (5,53%). Na Fazenda, guia de pagamento, IPTU/TCL, ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal serviço eletrônico, situação cadastral, tributo de imóveis IPTU e TCL e débito tributário (4,43%).

De acordo com a diretora da Unidade de Transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos para execução de serviços, o destaque foi para serviços de água, revisão de leitura e consumo, serviços pluvial, de esgoto cloacal e falta de água.

 Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 17 até 23 de novembro a Ouvidoria recebeu 179 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

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