Sistema 156 recebe mais de 12,2 mil ligações na semana

01/12/2023 12:07

A Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) divulga o balanço das principais demandas dos cidadãos no atendimento do 156 durante a semana entre os dias 24 e 30 de novembro. O sistema recebeu mais de 12.256 ligações.

A maior parte dos pedidos foram referentes ao Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), com cerca de 53,72%. Os temas mais solicitados na área do Dmae foram: paradas operacionais (bairros da Zona Norte), vazamento na rede, verificação de falta de água, de contas de água e de hidrômetro e baixa de pagamentos.

Já na Empresa Publica de Transporte e Circulação (EPTC) foram solicitadas informações sobre horários e itinerários, veículos, recursos de multas, obstrução de vias, apresentação de condutor e infração, placas e sinalização de trânsito (23,20%). Na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o cidadão questionou a respeito de atendimento hospitalar, formas de acesso, locais de vacinação e Covid (9,98%).

Na Fazenda, guia de pagamento, IPTU/TCL, ISSQN, ITBI e TFLF, nota fiscal serviço eletrônico, situação cadastral, tributo de imóveis IPTU e TCL e débito tributário (7,21%). No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), o destaque foi para temas como coletas em geral, descarte irregular, coletas de caliça, capina e roçada, remoção em vias públicas e em área particular (5,89%).

De acordo com a Diretora da Unidade de transparência e Cidadania da SMTC, Adriana Gambino, entre os cidadãos que pediram abertura de protocolos, o destaque foi para serviços de vazamento na rede, paradas operacionais e verificação de falta de água.

Ouvidoria - A Ouvidoria-Geral do Município, vinculada à SMTC, também divulgou balanço semanal de atendimentos. Entre os dias 24 e 30 de novembro a Ouvidoria recebeu 221 manifestações pelo sistema me-Ouv, entre reclamações, denúncias, elogios e sugestões sobre os serviços da prefeitura que são prestados aos cidadãos. Conforme a OGM, a maior parte diz respeito a saneamento, serviços urbanos, educação e saúde.

 

 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

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