Seminário de compliance e combate à corrução reúne mais de 120 pessoas

09/12/2022 10:53

A Coordenadoria de Compliance e Controladoria Geral do Município (CGM), da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), promoveu o seminário Compliance e Combate à Corrupção, na tarde desta quinta-feira, 8. A data do evento foi escolhida em razão do Dia Internacional de Combate à Corrupção, comemorado nesta sexta, 9. A ação, que fechou os 30 Dias de Transparência, aconteceu na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

No primeiro painel, A melhoria da administração pública com a implantação do programa de compliance, o assessor especial da presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Odacir Klein, abordou o interesse público e a ética.

Na sequência, o secretário municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, destacou quais foram os caminhos para a implantação do programa de integridade no município e enfatizou a importância de aliar ferramentas, mudança de cultura e responsabilização para combater à corrupção. “É importante termos um sistema que reduza as oportunidades de corrupção, mudar a cultura para fazer a corrupção inaceitável socialmente e  que as pessoas sejam responsáveis por seus atos”, conclui. Ferenci ainda falou sobre o programa Tá na hora do Compliance, ressaltando a necessidade de envolvimento da alta administração no planejamento e na execução das ações.

Nos últimos dois painéis, ainda dentro do âmbito de combate à corrupção, o controlador-geral de Porto Alegre, Sílvio Luis Zago, apresentou o novo modelo de gestão da CGM e a promotora de justiça e diretora da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Porto Alegre, Roberta Brenner de Moraes, destacou o papel do Ministério Público no combate à corrupção. 
 
30 Dias de Transparência - Iniciativa da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), que visa aproximar o cidadão das pautas referentes à transparência publica, controle social e cidadania. As ações aconteceram de 9 de novembro a 8 de dezembro, em diferentes locais da cidade.

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes