Prefeitura promove capacitação sobre Lei Geral de Proteção de Dados 

14/10/2022 14:32
Claudia Fleury/SMTC / PMPA
TRANSPARÊNCIA E CONTROLADORIA
Ferenci destaca a importância do treinamento, mesmo que Porto Alegre tenha um dos melhores sistemas de proteção de dados do país

Para destacar a importância da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor público, a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC) promoveu na manhã desta sexta-feira, 14, uma capacitação sobre o tema com servidores. O evento ocorreu no Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre (Previmpa).

Na abertura, o secretário Gustavo Ferenci enfatizou que, apesar da capital gaúcha ter um dos melhores sistemas de proteção de dados do país, é preciso que os servidores tenham treinamento constantemente. “A capacitação para o manuseio dos dados dos cidadãos é muito importante, uma vez que as entidades públicas detêm os maiores dados da população”, pontuou.

Foram destacados temas como cultura de proteção das informações, dados físicos e eletrônicos, ciclo de vida dos dados, mapeamentos, critérios de coletas de processamento, hipóteses de tratamento, agentes de ameaça, análise de contrato e matriz de risco.   

A diretora de Transparência, Cátia Lara Martins, finalizou o evento destacando que a capacitação permanente é fundamental para a promoção da mudança. “Precisamos nos familiarizar com o tema para racionalizar o que deve ser transparente e o que deve ser protegido”, concluiu.
 

Cláudia Fleury

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes