Dia Internacional da Cidade Educadora é marcado por evento na Unisinos 

30/11/2022 17:20
Vinny Vanoni/PMPA
Transparência e Controladoria
Congresso oportunizou troca de experiências para construção de políticas públicas

Nesta quarta-feira, 30, durante a manhã e a tarde, ocorreu o último dia de debates do 1° Congresso Porto Alegre Cidade Educadora: Cidade de Paz e Oportunidades. O evento, que celebra o Dia Internacional dedicado ao tema, teve como palco a sede da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) em Porto Alegre. 

Durante a manhã, foram realizados debates sobre os percursos, possibilidades e novas direções do ensino. Já no turno da tarde, a atividade foi centrada nos relatos do 1° Congresso Popular de Educação para a Cidadania. 

"O Congresso é oportunidade para troca de experiências, para inclusão e para a construção participativa de políticas públicas que melhorem a vida das pessoas”, destaca Marcos Caetano Corrêa, coordenador técnico do Movimento Porto Alegre Cidade Educadora, organizador do evento.

Além das palestras, o público participou de sessões técnicas com apresentações de trabalhos e conferiu o som da banda terminal 470 e de Stevan Zanirati. Outros destaques foram a exposição de desenhos dos alunos do curso de design, chamada de faces educadoras, e a exposição fotográfica Projeto Lanceiros Negros (@lanceirosnegros), do fotógrafo Jader Peixoto.
     
Dia internacional da Cidade Educadora - A celebração internacional de 30 de novembro tem como objetivo criar consciência sobre a importância da educação e dar visibilidade ao compromisso dos governos locais a respeito da temática. A proposta iniciou com um movimento em 1990, com base no 1° Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado em Barcelona.  Na ocasião, um grupo de cidades representadas por seus governos locais, pactuou o objetivo comum de trabalhar em prol do melhoramento da qualidade de vida dos habitantes. 

 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes