Dia de Transparência reúne secretariado municipal

29/07/2021 15:45
Robson Da Silveira / PMPA
Transparência E Controladoria
Resultados dos primeiros seis meses de governo foram avaliados

A prefeitura realizou, na manhã desta quinta-feira, 29, a 2ª edição do Dia de Transparência – Eixos de Gestão. O encontro, coordenado pela Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), contou com a presença de secretários.
De acordo com o titular da SMTC, Gustavo Ferenci, o evento trimestral teve o objetivo de prestar contas à sociedade de forma transparente sobre os atos de gestão praticados e recursos públicos empregados pelos órgãos.

“O resultado é uma melhora no atendimento ao cidadão em mais de 30%, especialmente referente às demandas recebidas pelos canais de atendimento e relacionamento com o cidadão, como Ouvidoria e o 156, bem como a Lei de Acesso a Informação. Também foi apresentado o planejamento das próximas ações de Compliance, LGPD e a reestruturação da corregedoria. Tudo Isso só foi possível graças ao comprometimento de todos”, destaca Ferenci.

Com a presença dos secretários vinculados às áreas de desenvolvimento social e serviços públicos, o encontro ocorreu de forma presencial e foi uma continuidade da reunião de quarta-feira, 28, quando estiveram presentes as pastas ligadas ao desenvolvimento econômico e gestão.

Segundo o controlador-geral do município, Silvio Zago, no segundo trimestre foi identificada uma melhoria acentuada na implantação das recomendações da Auditoria Interna. “Este novo modelo de trabalho, instituído neste ano pela Controladoria-Geral, vai além da fiscalização dos gastos públicos realizados pelos órgãos e entidades, ou seja, o foco é orientação e controle preventivo”, afirma. Zago ressaltou ainda que foi registrada uma economia gerada aos cofres públicos de mais de R$ 6 milhões considerando revisão de cálculos de processos judicias, pagamento a fornecedores e intervenções em editais e orçamentos de licitações.

Para a secretária-adjunta da SMTC, Luciane Rache, o encontro serviu para avaliar o resultado dos primeiros seis meses de governo, com o olhar de integridade, transparência e controle, com todos os órgãos da prefeitura. “Sem dúvida alguma já evoluímos muito, apesar dos grandes desafios. Estamos construindo uma base sólida para seguirmos em frente”, completa.

 

 

Lisie Bastos Venegas

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes