Auditoria da folha de pagamento é apresentada ao secretariado

30/07/2021 18:22
Cesar Lopes / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito Sebastião Melo recebeu o resultado da primeira etapa, que envolveu a administração direta

Iniciativa inédita na Prefeitura de Porto Alegre, a auditoria da folha de pagamento, realizada pela Controladoria-Geral do Município, foi apresentada na manhã desta sexta-feira, 30, durante a reunião de secretariado. O trabalho envolve a avaliação dos registros de 36,2 mil servidores públicos ativos, inativos, pensionistas, comissionados, celetistas e estagiários. O foco é a revisão de seis áreas: bancos de dados, estrutura de pessoal, vantagens (gratificações, adicionais e correlatos), controle da efetividade, cedências e fluxo do preparo de pagamento.

A auditoria da folha de pagamento é coordenada pela Diretora de Auditoria-Geral, Bárbara Baum Vivian, sob a supervisão do controlador-geral do município, Silvio Zago. O planejamento envolve quatro etapas: a primeira, na administração direta (13.671 matrículas), já foi finalizada e entregue ao prefeito Sebastião Melo.

“A estimativa de economicidade esperada é de R$ 35,4 milhões ao ano. Já se encontra em andamento a 2ª etapa, com a administração indireta (autarquias). Ao final das quatro etapas, a estimativa de economicidade esperada é de R$ 60 milhões ao ano”, ressaltou Zago.

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria, Gustavo Ferenci, a partir do trabalho da CGM foi possível constatar que existem muitos processos internos que devem ser revistos para melhorar a folha de pagamento. “Tratam-se de recursos públicos e precisamos zelar por eles", afirmou Ferenci, lembrando que esta análise é fruto de um pedido do prefeito Sebastião Melo ainda antes de assumir o cargo. De acordo com o prefeito, será criada uma comissão sob liderança da Secretaria Municipal de Administração e Patrimonio (Smap) para que as correções necessárias sejam realizadas.

 

 

Lisie Bastos Venegas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes