SMSUrb quadriplica a média mensal de podas e supressões

06/11/2019 18:25
Cristine Rochol / PMPA
SMSURB
Número de serviços em árvores foi ampliado para mais de 1.800 por mês

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) atingiu a média de 1.800 atendimentos mensais nos serviços de manejo arbóreo, o que representa um aumento de 4,5 vezes em relação ao período anteior. Antes do novo contrato terceirizado, iniciado em junho de 2018, esse número era de 400. Esta melhora ocorreu em virtude da ampliação de 7 para 15 equipes, o que possibilitou o atendimento ampliado e mais ágil, dos casos de urgência e emergência e que envolvam quedas de vegetais em Porto Alegre. Tendo como objetivo manter a transparência das ações da prefeitura, a partir de agora, a SMSUrb divulgará, semanalmente, os serviços realizados pela Equipes de Manejo Arbóreo (EMA).

Na última semana, de 27 a 31 de outubro, foram executados pelo menos 392 serviços de manejo arbóreo, incluindo podas, levantamento de copa, reequilíbrio, retirada de galhos secos, afastamento de redes elétricas e controle de erva de passarinho. As atividades contemplaram os bairros Passo das Pedras (108), São José (90) e Tristeza (74). Além disso, foram atendidas 269 demandas em praças e 123 ações em vias e outros espaços da cidade.
Com o início do novo contrato, as equipes passaram a atuar nos casos de urgências e emergências, serviços preventivos em vias de maior extensão, circulação, quantidade de vegetais, com avaliação técnica de necessidades e protocolos do Sistema Fala Porto Alegre 156. Semanalmente, pelo menos uma praça também recebe os serviços da EMA.

“Por muitos anos, era uma reclamação constante que a prefeitura não realizava podas de árvores em Porto Alegre. Devido ao grande passivo de demandas, reconhecemos que ainda há muito a avançar, mas já mudamos a realidade da prestação destes serviços na cidade”, afirma o secretário Ramiro Rosário.

Por fim, o novo contrato conta ainda com inovações e avanços importantes para a cidade. Caminhões equipados com GPS, fotos do antes e do depois, ponto biométrico para os servidores e equipes de plantão, para atendimentos de demandas geradas por eventos climáticos ou acidentes de trânsito. A prefeitura reforça a importância do registro das demandas, através do Sistema Fala Porto Alegre 156, visando que os técnicos tomem conhecimento dos casos e possam agendar vistorias e futuras intervenções.

 

Jackson Lagoas

Gilmar Martins