Sessão pública para compra de equipamentos de reciclagem de asfalto será nesta quinta

09/11/2023 08:56

Está aberta uma licitação para compra de equipamentos para reciclagem de asfalto na usina do bairro Sarandi, na Zona Norte da Capital. A sessão pública será nesta quinta-feira, 9, às 10h, via Portal de Compras Públicas. O edital foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de 25 de outubro, e as informações podem ser consultadas através deste link. 

Um dos equipamentos é o adaptador que vai permitir o uso do asfalto fresado dentro da usina. Desta forma, o asfalto velho poderá ser usado de três maneiras: dentro da usina para substituir o cimento asfáltico de petróleo em até 20%; como base em vias de baixo tráfego; ou misturado com emulsão a frio e aplicado em vias não pavimentadas. Isso irá representar uma diminuição no uso do cimento asfáltico de petróleo, consequentemente uma economia de até R$ 4 milhões por ano, além do melhor aproveitamento desse material.

“Essa aquisição vai possibilitar a reutilização do asfalto velho retirado das vias. Além de melhorar nossas entregas para a população de Porto Alegre, também vai gerar mais economia, responsabilidade ambiental e eficiência, destaca o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

  

Daniela Siqueira

Andrea Brasil