Revitalização do viaduto da avenida Teresópolis é concluída com intervenção artística 

28/03/2023 17:04
Divulgação / SMSURB / PMPA
Serviços Urbanos
Grafite no viaduto representa os símbolos da Zona Sul de Porto Alegre

As equipes contratadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) concluíram a revitalização da passagem de nível José Portella Nunes, o viaduto da avenida Teresópolis. A última etapa das intervenções foi o grafite com o tema que remete aos símbolos da Zona Sul da Capital. (fotos)

A recuperação iniciou-se em novembro do ano passado com a limpeza da estrutura, pequenos reparos e pintura que serviu como base para o grafite. Após a conclusão do serviço, os artistas Erick Citron, Leandro Alves e Ana Scarceli iniciaram a pintura com temas característicos da região, como o pôr do sol, prática de esportes na água, chimarrão e a natureza.

“Quando pensamos na recuperação deste viaduto, a ideia era dar boas-vindas a quem chega à Zona Sul de Porto Alegre, sejam moradores ou visitantes. Então é mais do que uma recuperação necessária. A gente quer transformar viadutos em símbolos da cidade. E o de Teresópolis é também um espaço no qual os grafites representam aspectos da região”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

No total, foram gastos R$ 401.534,49 para recuperar o viaduto, incluindo a intervenção artística, que faz parte do contrato entre a prefeitura e a DW Engenharia, responsável pelas intervenções. 

Este é o quinto viaduto temático de Porto Alegre. Antes do de Teresópolis, a SMSUrb entregou o Jayme Caetano Braun nesses mesmos moldes em que a intervenção artística faz parte do projeto de recuperação da estrutura. Os viadutos Dom Pedro I, Tiradentes e Loureiro da Silva e a Elevada da Conceição foram recuperados pela SMSUrb e adotados pela iniciativa privada, por meio da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) que ficou responsável pelo grafite e manutenção do espaço. 

Dayanne Rodrigues

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes