Restabelecida iluminação do Túnel da Conceição após novo caso de furto de fios
A iluminação do Túnel da Conceição voltou a ser alvo de furto no início desta semana. Na madrugada de segunda-feira,1º, criminosos levaram 24 metros de cabos do quadro de alimentação do circuito elétrico, localizado na parte externa da estrutura. O serviço foi restabelecido na quarta-feira, 3.
Este foi o terceiro caso em 90 dias. Em junho, duas ocorrências resultaram no roubo de 72 projetores de iluminação da parte interna do túnel. O prejuízo total com os crimes já soma cerca de R$ 65 mil.
Ligando a avenida Osvaldo Aranha à elevada da Conceição, o túnel é uma das principais ligações entre as regiões Centro e Norte da cidade, com tráfego intenso.
“Além do prejuízo financeiro, quem mais perde é a população, mesmo com a intensificação das ações de combate ao furto de fios e cabos”, destaca o secretário de Serviços Urbanos (SMSUrb), Vitorino Baseggio.
Segundo a SMSUrb, até julho deste ano já foram furtados cerca de 2 mil metros de fiação em Porto Alegre. Em 2024, o total chegou a 3,4 mil metros, com prejuízo acumulado de R$ 255 mil desde 2021.
Zona Sul - Equipes da concessionária Ipsul prosseguem com os trabalhos para restabelecer a iluminação em 38 postes que tiveram a fiação levada na Zona Sul: 16 na avenida Cavalhada, quatro na Eduardo Prado e 18 na Adão Juvenal de Souza. Até agora, 13 postes foram consertados. A previsão é que o trabalho seja concluído até o fim da próxima semana, dependendo das condições climáticas.
A prefeitura reforça a importância das denúncias para coibir esse tipo de crime. Ocorrências podem ser informadas pelo telefone 156 (Central do Cidadão).
Cristiano Vieira