Quatro empresas apresentam propostas para coleta automatizada 

03/07/2023 12:32

Quatro empresas apresentaram proposta na sessão pública de disputa eletrônica de licitação para contratação emergencial para um novo modelo de coleta de resíduos sólidos urbanos. A concorrência, que ocorreu de forma on-line nesta segunda-feira, 3, foi do tipo menor valor global.

A Plural Serviços Técnicos Eireli foi a primeira colocada, oferecendo a totalidade dos serviços no valor de R$ 13,7 milhões. A documentação da empresa será analisada pela Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap) e pelas equipes técnicas do Departamento Municipal de Serviços Urbanos (DMLU). A medida foi a solução encontrada para qualificar o serviço dos 19 bairros onde há coleta automatizada na Capital. 

A empresa que assumir o serviço irá recolher os resíduos diariamente e não de forma alternada, como atualmente ocorre na maioria dos bairros atendidos. Ao mesmo tempo, haverá acréscimo de 140% no número de contêineres nas vias públicas, que vai passar de 2,5 mil para 6 mil, em razão dos novos equipamentos terem menor capacidade de armazenamento.

Também está prevista a substituição de todos os atuais equipamentos metálicos por um novo modelo, feito de polietileno de alta densidade (PEAD), que permitirá uma coleta feita pela traseira de caminhões. Atualmente, o recolhimento é realizado exclusivamente de forma lateral pelos veículos. A vencedora da disputa ficará responsável pela substituição gradual em prazo de 60 dias a partir da ordem de início dos serviços.

Maior eficiência - O contrato ainda prevê o apoio de garis na coleta automatizada para garantir maior eficiência na retirada dos resíduos, especialmente daqueles que podem cair dos contêineres ou que estão no entorno dos equipamentos devido à ação dos catadores. Hoje, a limpeza dos resíduos no entorno dos contêineres - quando necessária - é realizada por uma força-tarefa da prefeitura e da empresa responsável pela coleta domiciliar tradicional.

A medida ocorre após a prefeitura verificar falhas frequentes por parte da atual prestadora de serviço e notificá-la da intenção de rescisão do contrato da coleta automatizada.

Dayanne Rodrigues

Lissandra Mendonça