Prefeitura realiza mutirão para colocação de lombadas na Zona Sul 

02/09/2025 15:51
Daniela Siqueira / SMSUrb
Prefeitura realiza mutirão para colocação de lombadas na Zona Sul
Três lombadas foram instaladas em frente à sede do projeto social de tênis WinBelemDon e na Estrada do Barro Vermelho

Nesta terça-feira, 2, o titular da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Vitorino Baseggio, e o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, realizaram vistoria nos serviços de instalação de uma faixa elevada, na rua Heitor Vieira, no bairro Belém Novo, em frente à sede do projeto social de tênis WinBelemDon e na Estrada do Barro Vermelho, onde foram colocadas três lombadas na segunda-feira, 1º.

O convênio faz parte da cooperação técnica e financeira entre a SMSUrb, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e a EPTC, assinada no mês passado.

Neste primeiro lote, serão instaladas 15 lombadas nos bairros Restinga, Belém Novo e Cavalhada. 

“Escolhemos estes primeiros bairros pensando na segurança da população local. Só neste ano, com a qualificação do asfalto em mais seis avenidas da região, é preciso reforçar a sinalização para conter os excessos de velocidade, principalmente onde há escolas. Também houve grande número de pedidos durante a última assembleia do Orçamento Participativo”, explica o secretário de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio.

“Este convênio amplia nossa capacidade executiva e de atendimento mais rápido aos serviços demandados pela comunidade, o que amplia a segurança viária”, destaca Bisch Neto.

Entre as ações previstas no convênio também estão a conservação e manutenção de pavimentos, o reforço da sinalização e o manejo arbóreo para garantir a visibilidade das placas. Após a realização do mutirão, os serviços passarão a ocorrer às quintas e sextas-feiras, em outras regiões da cidade.

O projeto prevê o repasse de R$ 20 milhões, oriundos da arrecadação de multas de trânsito, para investimentos exclusivos em melhorias de segurança viária, incluindo sinalização, engenharia de tráfego e serviços de campo. O acordo terá vigência de 12 meses.

 

Daniela Siqueira

Gilmar Martins