Prefeitura passa a usar equipamento que reutiliza asfalto velho retirado das ruas

13/10/2023 18:03
SMSURB/Divulgação PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Reciclagem vai gerar mais economia, sustentabilidade e eficiência na pavimentação de vias

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) começou a utilizar, nesta sexta-feira, 13, equipamento que beneficia o fresado - asfalto velho que é retirado das ruas e avenidas. Trata-se de uma espécie de peneira que fará a seleção dos agregados e assim ele poderá ser reutilizado nas vias.

O material pode ser reutilizado dentro da pr√≥pria usina, diminuindo o custo com o cimento asf√°ltico de petr√≥leo (CAP)¬†e¬†como base em futuras pavimenta√ß√Ķes. Outra alternativa √© mistur√°-lo com uma emuls√£o a¬†frio e aplicar em ruas com pouca circula√ß√£o de ve√≠culos onde ainda n√£o t√™m asfalto.¬†A adapta√ß√£o da usina para a reciclagem j√° est√° em fase interna de licita√ß√£o e¬†nos pr√≥ximos meses ser√° publicada.

‚ÄúA reutiliza√ß√£o deste material vai gerar mais economia, sustentabilidade, efici√™ncia e, sobretudo, responsabilidade com o ambiente e o dinheiro p√ļblico, al√©m de melhores entregas para o cidad√£o de Porto Alegre‚ÄĚ, destacou o secret√°rio¬†Marcos Felipi Garcia.

Daniela Siqueira

Gilmar Martins