Prefeitura inicia serviço de recuperação em novo trecho da avenida Juca Batista

13/10/2021 18:18

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) iniciou nesta quarta-feira,13, serviço de recuperação estrutural em novo trecho da avenida Juca Batista, entre a estrada Chapéu do Sol e a rua Heitor Vieira. O trabalho será realizado em 3.563 metros de via e faz parte do Programa de Requalificação Viária da prefeitura. Nesta quarta, as equipes estão removendo o asfalto antigo para fazer reparos na base da via. 

Além da recuperação do asfalto, o serviço executado por uma empresa terceirizada envolve a limpeza de redes de drenagem e bocas de lobo, além da instalação de rampas de acessibilidade. O investimento é de cerca de R$ 3 milhões e a estimativa de entrega está prevista para fevereiro de 2022.

“Este é mais uma etapa importante para a requalificação asfáltica da Zona Sul. Uma região que está em expansão precisa do mesmo ritmo de investimentos na malha viária. Recuperar mais esse trecho vai ajudar no crescimento dos bairros que dependem do trânsito da Juca Batista”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

Outros serviços - A SMSUrb trabalha na recuperação estrutural em outro trecho da via, entre a avenida Cavalhada e a estrada Edgar Pires de Castro. O serviço, que iniciou em abril, está sendo realizado em 4.622 metros de via, incluindo a  trechos em paradas de ônibus.  O contrato com a empresa prestadora de serviços prevê a recuperação do pavimento em 22 paradas de ônibus que já tinham concreto, a demolição e reconstrução de duas paradas e a construção de outras 10, totalizando 34 trechos em concreto, cada um com 45 metros de extensão. Dez já foram entregues e mais três devem ser liberadas ainda no mês de outubro.

Programa de Requalificação de Pavimentos - O Programa de Requalificação de Pavimentos foi criado para recuperar grandes avenidas e vias secundárias. São serviços feitos após a aprovação de financiamentos pedidos pela prefeitura e operados pela SMSUrb. 

Dentro deste programa, há dois tipos de recuperação de vias: a estrutural e a funcional. A estrutural envolve o estudo prévio da estrutura, retirada do asfalto antigo (fresagem) e recuperação da base e sub-base da estrutura antes da aplicação do asfalto novo. Em algumas vias, também são instaladas placas de concreto nos corredores de ônibus. Ainda são feitos outros serviços como limpeza e instalação de bocas de lobo, redes de drenagem e rampas de acessibilidade. 

A recuperação funcional é um pouco mais simples. É feita a retirada do asfalto antigo (fresagem) e aplicação de asfalto novo. 

Confira os locais com trabalhos em andamento

Recuperação estrutural:
Avenida Nilo Peçanha
Avenida Juca Batista (dois trechos)
Avenida Cavalhada
Avenida Edgar Pires de Castro
Avenida João Antônio da Silveira
Avenida Principal da Ponta Grossa
Estrada Costa Gama
Estrada João de Oliveira Remião 

Recuperação funcional:
Rua Vasco da Gama
Avenida Benno Mentz
Avenida Baltazar de Oliveira Garcia

A SMSUrb alerta para possíveis alterações no trânsito onde as equipes realizam o serviço. A programação pode sofrer alterações dependendo das condições climáticas. 

Dayanne Rodrigues

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes