Prefeitura inicia requalificação asfáltica da avenida Sertório

24/11/2025 14:22

Nesta segunda-feira, 24, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) iniciaram o serviço de requalificação do pavimento na avenida Sertório, na Zona Norte, no sentido centro-bairro. Nesta primeira etapa, será recuperado o trecho entre as ruas Rio São Gonçalo a Ouro Preto, no bairro Passo D’Areia, após a finalização de obras do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

Nesta etapa, ocorre a fresagem do revestimento asfáltico (retirada do pavimento antigo) para posteriormente aplicar uma nova camada asfáltica. A pavimentação terá início nesta terça-feira, 25. Durante a realização dos trabalhos, o trânsito no local ficará em meia-pista.

Nas próximas etapas, os trechos entre a rua Gen. Emílio Luces Esteves até a São Gonçalo; e da Rio São Gonçalo até a avenida Assis Brasil receberão os serviços de requalificação asfáltica. Ao todo, a Sertório possui 8.349 metros de extensão.

Vias - Até o mês de outubro, foram recuperados cerca de 54 quilômetros em mais de 120 vias, dentro do Programa Mais Asfalto. Segundo levantamento do sistema de Gestão Integrada de Pavimentos (Gipav), que monitora a qualidade das vias da cidade através da inteligência artificial, 23,18% da avenida estão ótimas ou boas condições; 56,44%, regulares, e 20,38%, em mau estado.

"A Sertório é umas das vias mais importantes para quem chega e sai da Capital com alto fluxo de veículos. Em parceria com o Dmae, estamos garantindo, após as intervenções de drenagem, a requalificação do pavimento com auxílio do Gipav. Queremos dar mais segurança para os milhares de motoristas que circulam pela avenida", explica o secretário de Serviços Urbanos, Vitorino Baseggio.

Abastecimento de água - As obras realizadas pelo Dmae na avenida Sertório consistem no assentamento de novas adutoras, com grande capacidade, para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) São João. Nos trechos que passarão pela requalificação asfáltica, especificamente, o Departamento implantou a nova adutora de sucção da Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Ouro Preto.

A ampliação do SAA São João representa um investimento de R$ 91 milhões, fundamental para atender ao aumento da demanda por água tratada na zona Norte da Capital. As obras terão sequência em 2026, tendo previsão de conclusão no decorrer do ano de 2027. Entre as intervenções ainda a serem iniciadas, destacam-se a construção de uma nova estação de bombeamento e de um reservatório.

Trânsito - As atividades de fresagem e asfaltamento na avenida Sertório acontecem no sentido Centro-Bairro a partir de 7h30, com término previsto às 16h30. Os bloqueios de trânsito serão momentâneos, conforme o avanço da obra e a aproximação dos cinco cruzamentos da via. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estará orientando o trânsito na região para minimizar os impactos.  

 

Daniela Siqueira

Cristiano Vieira