Prefeitura inicia obras de recuperação asfáltica em vias da Zona Norte

01/08/2023 08:47

Nesta terça-feira, 1º, às 9h, a prefeitura dará ordem de início para a recuperação estrutural em 2,6 mil metros da avenida Manoel Elias, entre a Protásio Alves e a Baltazar de Oliveira Garcia. A Manoel Elias integra o maior lote de obras contempladas com financiamento para recuperação asfáltica em Porto Alegre: serão R$ 23 milhões aplicados também em trechos das avenidas Benjamin Constant, Sertório e Assis Brasil, além de toda a extensão da Rua dos Maias. 

As equipes irão iniciar os serviços no sentido Protásio - Baltazar de Oliveira Garcia e o trânsito ficará em meia-pista onde as equipes estiverem atuando. O trabalho será realizado pelo consórcio Renova POA, constituído pelas empresas Sultepa e RGS.

“A avenida Manoel Elias faz parte do maior lote de requalificação de todas as 17 ruas e avenidas que serão contempladas com o financiamento. Junto com outras ruas e avenida da Zona Norte, é o maior investimento desse conjunto de melhorias. É um avanço importante para a região, onde circula um grande número de veículos diariamente”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia. 

Financiamento para recuperação de vias - Os recursos integram o financiamento de R$ 60 milhões aprovado ano passado pelo Banco do Brasil. As obras já estão em andamento desde 26 de julho na primeira via contemplada, a avenida Cristóvão Colombo.

Os serviços de requalificação asfáltica foram divididos em quatro lotes, e os trechos das vias que passarão por recuperação estrutural ou funcional foram selecionadas de acordo com critérios técnicos da equipe de engenharia da Diretoria de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da Smsurb. Na recuperação estrutural, as vias que já passaram por análise vão receber intervenções como a remoção do asfalto antigo (fresagem) e recuperação da base da pista antes da aplicação do asfalto novo.

Já na recuperação funcional, serão executados serviços menos abrangentes, em pontos onde não é necessária manutenção em camada tão profunda da estrutura. Nesse processo, o asfalto antigo também é removido antes da aplicação do novo pavimento. Os contratos ainda incluem a sinalização da pista, nivelamento de tampas de caixa de visita e construção de rampas de acessibilidade. Os contratos terão duração de um ano após a ordem de início.

Ruas e avenidas beneficiadas

Recuperação estrutural

- Cristóvão Colombo em dois pontos trechos: entre as ruas Dr. Barros Cassal e a Ramiro Barcelos e entre a Ramiro Barcelos e a avenida Benjamin Constant;
- Avenida Bernardino Silveira Pastoriza;
- Avenida Benjamin Constant;
- Avenida Assis Brasil (sentido Centro/Bairro);
- Avenida Sertório (trecho com uma pista);
- Rua dos Maias;
- Avenida Manoel Elias.

Recuperação funcional

- Rua Ten. Alpoim;
- Rua Cel. Neves;
- Avenida Princesa Isabel;
- Rua São Manoel;
- Rua Dr. Murtinho;
- Rua Santana;
- Rua Silva Jardim;
- Rua Carlos Trein Filho;
- Rua Anita Garibaldi;
- Avenida Plinio Brasil Milano.

Dayanne Rodrigues

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes