Prefeitura começa testes com novo tipo de pavimento asfáltico na Capital

26/03/2024 14:45
Divulgação / SMSURB / PMPA
Serviços Urbanos
Técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos e o secretário Marcos Felipi acompanharam a aplicação em trecho na avenida Assis Brasil

O asfalto altamente modificado, conhecido como Hima (sigla em inglês highly modified asphalt), começa a ser testado, nesta terça-feira, 26, em duas importantes vias de Porto Alegre. Conhecido pelo elevado desempenho e maior vida útil, essa tecnologia utiliza polímeros modificados em teores superiores aos já utilizados nos pavimentos de vias com alto tráfego na Capital.

O Hima é uma alternativa a ser utilizada nas faixas exclusivas para ônibus e também como nova camada de rolamento dos pavimentos de concreto deteriorado, devido à vida útil esgotada. Técnicos da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) e o secretário Marcos Felipi Garcia acompanharam a aplicação num trecho de 250 metros na avenida Assis Brasil, entre a rua Mali e o Terminal Triângulo, no bairro Lindoia, Zona Norte de Porto Alegre.

Na quarta-feira, 27, o Hima será aplicado num trecho da faixa de ônibus na avenida Nonoai, na Zona Sul. O projeto é uma parceria entre SMSURB e as empresas Greca e Planaterra. Este tipo de asfalto está sendo produzido na usina do Sarandi.

“Mais uma inovação para trazer eficiência ao serviço, em busca de um asfalto que tenha maior durabilidade”, destaca o secretário Marcos Felipi.

 

Daniela Siqueira

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes