Prefeitura alcança a maior média mensal de manutenção asfáltica dos últimos 21 anos 

16/07/2021 14:47
Luciano Lanes / PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Levantamento foi feito com base em todos os tipos de manutenção realizados pela Secretaria de Serviços Urbanos

Em junho de 2021, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) alcançaram a maior média mensal de manutenção por metro quadrado dos últimos 21 anos. De janeiro a junho, a SMSUrb recuperou uma média de  71.514 metros quadrados de ruas e avenidas na Capital por mês. Esse é o maior número desde o ano 2000, quando começou esse tipo de levantamento.

O último recorde havia sido registrado em abril deste ano, quando a média de manutenção de vias estava em 45.270 metros quadrados por mês. As produções de maio e junho foram maiores e isso ajudou a elevar o índice.  

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, ressalta que este recorde foi alcançado mesmo no inverno, período que dificulta os serviços de manutenção asfáltica. “As equipes da Divisão de Conservação de Vias Urbanas da prefeitura estão de parabéns. É o objetivo desta gestão: conseguir tirar o melhor desse tipo de serviço, essencial para a segurança do tráfego de veículos."  De acordo com Feilipi, a prefeitura está investindo em novas estratégias ecológicas e duradouras para trazer mais qualidade, conforto e segurança ao trânsito da cidade. "Em breve vamos ter mais novidades em relação a esses avanços ”, adiantou.

O levantamento foi feito com base em todos os tipos de manutenção realizados pela secretaria, seja a conservação das ruas ou os serviços de requalificação, que são mais complexos e envolvem a recuperação funcional ou estrutural das vias. 

Tipos de serviços realizados pela SMSUrb: 

Conservação Emergencial -  É o que antes se chamava de tapa-buraco, em um trecho pequeno na via que está degradado. Nesse caso, se faz um recorte e colocação do novo asfalto, sempre controlando a qualidade da massa e boa compactação. A ideia é usar cada vez menos a emergencial e sim fazer a manutenção de toda a rua, o que se chama de conservação padrão. 

Conservação Padrão - Nesse caso, o serviço é feito em trechos maiores, onde tem buracos, pedras irregulares e pedaços de asfalto. Com esse tipo de conservação, muitos pedidos de 156 acabam sendo encerrados. Os técnicos removem o pavimento danificado e só depois é que o asfalto é aplicado na pista. A SMSUrb está focando mais nesse serviço porque o tempo de durabilidade é maior. 

Conservação Permanente - Esse tipo de serviço é feito em ruas não pavimentadas. Depois de um estudo técnico para avaliar a viabilidade, é aplicada uma camada de asfalto em uma base de saibro em vias de pequena extensão e com baixo volume de tráfego. Assim diminui-se o custo do patrolamento.

Os serviços de conservação de vias (emergencial, padrão ou permanente) usam material  produzido pelas duas usinas de asfalto de Porto Alegre: a da Restinga e do Sarandi. As unidades foram reativadas em abril e maio deste ano e, juntas, podem produzir até 90 mil toneladas de asfalto por ano. As duas usinas são administradas via Parceria Público-Privada pela empresa Planaterra. Com a produção de asfalto em dois pontos estratégicos da cidade, o serviço fica mais ágil. 

A reativação das usinas foi um dos fatores que ajudaram a aumentar a média mensal de manutenção de vias. Só em relação a esses tipos de conservação, a prefeitura também bateu recorde. No mês de junho foi feita a manutenção (emergencial, padrão ou permanente) em 45.479 metros quadrados de vias da Capital. Essa é a maior produção mensal registrada desde 2012. 

Programa de Requalificação de Pavimentos - Um pouco diferente da conservação, o Programa de Requalificação de Pavimentos foi criado para recuperar grandes avenidas e vias secundárias. São serviços feitos após a aprovação de financiamentos pedidos pela prefeitura e operados pela SMSUrb. O asfalto não vem de Porto Alegre mas da Região Metropolitana, de acordo com a empresa que venceu a licitação. 

Dentro deste programa, há dois tipos de recuperação de vias: a estrutural e a funcional. A estrutural envolve o estudo prévio da estrutura, retirada do asfalto antigo (fresagem) e recuperação da base e sub-base da estrutura antes da aplicação do asfalto novo. Em algumas vias, também são instaladas placas de concreto nos corredores de ônibus. Ainda são feitos outros serviços como limpeza e instalação de bocas de lobo, redes de drenagem e rampas de acessibilidade. 

A recuperação funcional éum pouco mais simples. É feita a retirada do asfalto antigo (fresagem) e aplicação de asfalto novo. A SMSUrb trabalha de forma bem rápida, para liberar a pista o quanto antes. 

Programa de Requalificação de Pavimentos - vias em recuperação

Recuperação estrutural:
Av. Nilo Peçanha 
Av. Juca Batista
Av. Cavalhada
Estrada Costa Gama
Av. Edgar Pires de Castro
Estrada João de Oliveira Remião
Av. Bernardino Silveira Amorim

Recuperação funcional
Rua Ramiro Barcelos
Rua Casemiro de Abreu
Rua Artur Rocha
Rua Vasco da Gama

 

Dayanne Rodrigues

Gilmar Martins

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