Praça do bairro Sarandi recebe revitalização

11/09/2019 11:46
Jefferson Bernardes/PMPA
EXECUTIVO
Marchezan destacou a importância da ocupação dos espaços públicos
A praça Antônio Cândido de Menezes, no bairro Sarandi, já está passando por transformação. Ela é uma das primeiras a receber revitalização a partir do contrato histórico, que vai levar manutenção e melhorias para todas as praças e parques da cidade. Nesta quarta-feira, 11, o prefeito Nelson Marchezan Júnior visitou o local e conversou com moradores da região. “A ocupação dos espaços públicos é fundamental para humanização das cidades e combate a violência. E esta mudança que está acontecendo aqui será vista em todo município. Com a ajuda dos vereadores mudamos o futuro de Porto Alegre e agora as pessoas vão poder perceber tudo que está sendo feito. Para uma cidade ser boa, precisa ser melhor para todo mundo e não só para alguns”, diz o prefeito.
 
Os moradores do entorno da praça aguardam com entusiasmo a reforma. Vizinha há 40 anos deste local, Moise Brasil, lembra que a praça é utilizada para exercícios físicos dos idosos do bairro e também pelas crianças. “Não tenho palavras pra dizer o que estou sentindo. Essa praça é nosso colírio e todos temos que ajudar a cuidar”. Antonio Carlos, mais conhecido como Catarina, cuidou da praça por mais de dez anos e agora vê todo seu esforço recompensado. “Nem acredito no que está acontecendo aqui”, comemora.

Serviços - O contrato firmado com a empresa Ecsam, no valor de R$ 24,8 milhões, prevê revitalização de cerca de 600 praças e parques. A praça do bairro Sarandi receberá nova pavimentação; instalação de lixeiras; pintura de bancos, brinquedos e de equipamentos da quadra esportiva; instalação de novos brinquedos e telas para quadra de esportes.
 
Representando a Câmara Municipal, o vereador Wambert di Lorenzo, explicou para a comunidade que as obras e revitalizações estão acontecendo agora graças as reformas estruturais realizadas pelo governo com apoio dos vereadores. “Assumimos posições muitas vezes antipáticas. Foram dois anos de luta e sofrimento para agora poder colher os resultados. Todas as mudanças foram feitas pensando nas pessoas, pois elas são a razão de existir de uma cidade”, completa.
 
Outras praças - Cinco praças já começaram a revitalização. Além da Antônio Cândido de Menezes, também passam por reforma  a Morro da Cruz, no Morro da Cruz; a da Alfândega, no Centro Histórico; a Dr. Paulino de Vargas Vares, no bairro Ipanema e a da Amizade, na Vila João Pessoa. 

Também participaram do evento o secretário municipal de Serviços Urbanos Ramiro Rosário e a adjunta Luciane Feitas; os vereadores Mauro Pinheiro e Claudio Conceição; o gestor do Crip Norte, Ticiano Barreto; gestor de Democracia Participativa da Região Norte, Ronie Gomes; os conselheiros do Orçamento Participativo da Região Norte, Carlos Paixão e Gabriela Monteiro e a representante da associação de Moradores da Vila Minuano, Neusa Silva.
 

 

Elisandra Borba

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes