Porto Alegre tem 70 praças revitalizadas desde o início deste ano 

18/07/2022 11:31

Na primeira quinzena de julho, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) chegou ao marco de 70 praças recuperadas em Porto Alegre desde janeiro de 2022. As equipes responsáveis pelas manutenções são formadas por servidores do quadro e por empresas terceirizadas, contratadas para este fim. 

Cada praça tem características próprias, mas os serviços sempre incluem pintura, manutenção ou substituição de brinquedos, manutenção e pintura de bancos, recuperação de passeio, revitalização de mesas de jogos, conserto de telas, pintura horizontal nas  quadras esportivas, além da aplicação de saibro. As praças com pista de skate e aparelhos de ginástica ao ar livre também receberam melhorias.

Ano passado, mais de 100 praças foram recuperadas na Capital, superando a meta estabelecida no início de 2021. “Além da recuperação dos equipamentos existentes, estamos estudando novas possibilidades a fim de modernizar esses espaços para que sejam ainda mais aproveitados pelas comunidades. A pracinha é um ponto de encontro, de lazer e quando está em dia, qualifica a relação dos moradores com a cidade”, aponta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

Além da manutenção do mobiliário urbano, periodicamente as equipes da SMSUrb fazem a capina e roçada nas praças da Capital.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Dayanne Rodrigues

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes