Porto Alegre é a primeira cidade da América Latina a aplicar nova tecnologia de pavimentação

02/04/2024 17:08
Divulgação / SMSURB / PMPA
Serviços Urbanos
Aditivo para asfalto morno foi mesclado ao asfalto altamente modificado em trecho da avenida Nonoai

Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb) aplicaram, na segunda-feira, 1º, uma nova mistura asfáltica em trecho de faixa exclusiva de ônibus na avenida Nonoai, no bairro Teresópolis. Aditivo para asfalto morno foi mesclado ao asfalto altamente modificado, conhecido como Hima (sigla em inglês highly modified asphalt). A capital gaúcha é a primeira cidade da América Latina a usar esta tecnologia de pavimentação.

O Hima é uma inovação tecnológica que apresenta elevado desempenho e maior vida útil. Trabalha com polímeros modificados em teores superiores aos asfaltos modificados já utilizados nos pavimentos de vias com alto tráfego em Porto Alegre. Já o asfalto morno é aplicado em uma temperatura menor, emite menos CO2, menos fumos, e a liberação do trânsito é mais rápida.

Porto Alegre foi a primeira capital no país a usar asfalto morno, em 2021. A combinação Hima e o morno juntos, além de trazer mais sustentabilidade, possibilita a utilização em locais de tráfego de veículos pesados, como faixas exclusivas e corredores de ônibus. A aplicação foi coordenada pela Divisão de Conservação de Vias Urbanas (DCVU) da SMSUrb.

  

Daniela Siqueira

Gilmar Martins