Nova empresa de manejo arbóreo inicia prestação de serviços na Zona Norte

26/07/2022 11:42

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) deu ordem de início, nesta terça-feira, 26, à nova empresa que assumiu o manejo arbóreo na Zona Norte. A avenida Panamericana, bairro Jardim Lindóia, foi o primeiro local atendido. Uma equipe de cerca de 30 colaboradores realizaram as vistorias e podas de acordo com os protocolos registrados no sistema 156.

A licitação para contratação da empresa foi aberta em abril e a Chronos Engenharia foi a primeira colocada. A terceirizada que atua hoje seguirá atendendo o lote sul da Capital até que uma nova empresa assuma essa zona da cidade. A prefeitura está analisando a documentação das empresas que participaram da licitação para o lote sul. Nesse caso, a ordem de serviço está prevista para agosto.

A ampliação das equipes de trabalho irá proporcionar mais agilidade ao cumprimento de demandas de vistoria, podas e supressões. Além disso, a nova empresa irá utilizar caminhões maiores, com mais capacidade para recolhimento de resíduos, assim como o uso de trituradores de galhos que vão gerar material para compostagem. Outra ferramenta que passa a ser utilizada é o tomógrafo de impulso, que serve para verificar a situação do interior dos troncos. 

“A contratação de uma nova empresa dará mais agilidade e qualidade ao serviço prestado. A ideia é que esse tipo de demanda seja atendida de forma mais eficiente e que possamos diminuir o tempo de espera dos protocolos”, afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi. 

Além de atender emergências e solicitações registradas no sistema 156, as equipes de manejo arbóreo fazem trabalho preventivo para evitar quedas de árvores e galhos. O serviço - fiscalizado pela administração municipal - também inclui a remoção de galhos para desobstrução de luminárias, semáforos e placas.

A gente vive, a gente cuida é um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.

Dayanne Rodrigues

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes