Falta de energia devido a temporal afeta abastecimento na Capital

13/12/2020 18:43

O temporal que atingiu Porto Alegre na tarde deste domingo, 13, chegou a 38 milímetros de chuva em uma hora, o que representa 38,2% da média do mês de dezembro, que é 99,6 mm. As rajadas de vento de 100 km/h deixaram mais de 160 mil clientes sem luz na Capital. As informações são da concessionária de energia e da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. A forte chuva em pouco tempo causou pontos de alagamentos na cidade e, aliada à queda de energia, também trouxe instabilidade ao sistema de abastecimento e de drenagem.

Equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) trabalham em conjunto com a concessionária para restabelecer os sistemas o mais rápido possível, mas ainda não há previsão de retomada e normalização. Seguem as estações afetadas e os bairros impactados:

Estação de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo - Aberta dos Morros, Agronomia, Belém Novo, Belém Velho, Boa Vista do Sul, Campo Novo, Cascata, Chapéu do Sol, Espírito Santo, Extrema, Hípica, Ipanema, Lageado, Lami, Lomba do Pinheiro (parte), Pitinga, Ponta Grossa, Restinga, São Caetano e Vila Nova.

ETA Tristeza - Cristal, Vila Assunção, Tristeza, Camaquã, Vila Conceição, Pedra Redonda, Jardim Isabel, Ipanema, Espirito Santo, Guarujá, Serraria, Ponta Grossa, Serraria e Sétimo Céu.

Estações de Bombeamento de Água Tratada (EBATs) São Manoel e Cristiano Fischer - Partenon, Lomba do Pinheiro (parte), Boa Vista, Azenha, Jardim Sabará, Três Figueiras, Jardim Carvalho, Vila João Pessoa, Petrópolis, Jardim Botânico, Bom Jesus, Cel. Aparício Borges, Vila São José, Chácara das Pedras, Santo Antônio, Cascata, Jardim do Salso, Agronomia, Higienópolis, Vila Jardim e Santana.

Ebat Ouro Preto (falta de luz e danos na sala de alta tensão) - Costa e Silva, Cristo Redentor, Jardim Floresta, Jardim Itu, Jardim Leopoldina, Jardim Lindóia, Jardim São Pedro, Mario Quintana, Morro Santana, Parque Santa Fé, Passo das Pedras, Rubem Berta, Santa Maria Goretti, Santa Rosa de Lima, São Sebastião, Sarandi e Vila Ipiranga.

A Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) da Vila Minuano também apresenta falta de energia, o que dificulta o escoamento da água da chuva nesta região do bairro Sarandi.

 

  

 

Rafaela Redin

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes