Concluída a substituição das juntas de dilatação na entrada da Capital pela Castello Branco
As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) finalizaram nesta quarta-feira, 3, a substituição das juntas de dilatação da rampa de acesso ao Túnel da Conceição, na chegada a Porto Alegre pela avenida Castello Branco. As obras, iniciadas em 4 de agosto, terminaram 30 dias antes do prazo previsto.
Foram modernizadas as quatro juntas de dilatação, peças fundamentais para garantir a estabilidade do viaduto diante das variações de temperatura e dos movimentos naturais da estrutura. Os trabalhos ocorreram em paralelo às obras de requalificação do corredor humanitário, no trecho que conecta a avenida Castello Branco à Elevada da Conceição, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).
Em junho deste ano, já havia sido concluída a substituição de seis juntas de dilatação na rampa de acesso à avenida Mauá. Em razão da continuidade da obra e requalificação do corredor humanitário, e para segurança dos motoristas e usuários, o trânsito segue em meia pista.
“Fizemos um esforço para entregar o mais rápido possível, tanto no acesso ao corredor humanitário quanto à avenida Mauá, porque sabíamos dos transtornos que as obras causariam ao trânsito na entrada da Capital. Mas eram intervenções indispensáveis para a segurança de quem circula pelo local”, destaca o titular da (SMSurb), Vitorino Baseggio.
Corredor humanitário - O fluxo segue em meia pista no trecho de 400 metros que liga a descida da Castello Branco à Elevada da Conceição, devido à continuidade das obras do corredor humanitário. No local, estão em andamento serviços de retaludamento com colchão reno (estrutura de contenção em tela metálica), impermeabilização com manta asfáltica e correção do pavimento. As etapas seguintes incluem acabamento paisagístico com grama, instalação de barreiras de concreto New Jersey e repavimentação do trecho.
Trânsito - Para reduzir os congestionamentos na chegada à cidade, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) recomenda o uso de rotas alternativas, evitando o acesso pela avenida Castello Branco. A partir da Ponte do Guaíba, seguir pela avenida Sertório e acessar a avenida Farrapos. Para quem vem pela BR-448, utilizar a BR-290 (Freeway) no sentido litoral e entrar pela avenida dos Estados, em direção ao Aeroporto Salgado Filho. Dali, é possível seguir pela Terceira Perimetral (zonas Sul e Leste) ou avenida Farrapos (Centro). Para quem vem do litoral pela BR-290 (Freeway), a orientação é acessar a avenida dos Estados ou utilizar a entrada pela avenida Assis Brasil, chegando ao aeroporto pelo prolongamento da avenida Severo Dullius, na Zona Norte.
A EPTC mantém agentes em campo e acompanhamento em tempo real pelo centro de videomonitoramento, para orientar motoristas e, se necessário, realizar ajustes que minimizem os impactos no tráfego.
Cristiano Vieira