Concluída a revitalização da Ponte dos Índios no Extremo-Sul
As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) finalizaram a construção da passarela para pedestres, junto à Ponte do Índios, no bairro Lami, na última semana. A estrutura está localizada na avenida Edgar Pires de Castro, uma das principais vias do Extremo-Sul. No sentido Centro-Bairro, também foram colocados meio-fio, calçada acessível, além da pavimentação do acostamento.
O secretário Vitorino Baseggio realizou uma vistoria no local. Próximo à ponte, em uma aldeia indígena, residem 15 famílias da tribo Guarani. A obra é um antigo pedido da comunidade. Também estão programadas melhorias na iluminação e podas.
Revitalização - As obras iniciaram em 2023 e foram interrompidas devido à enchente de maio de 2024. A reforma da ponte foi realizada por meio de emenda parlamentar do vereador Gilson Padeiro, no valor de R$65 mil. O projeto e execução é da Secretaria de Serviços Urbanos.
Como complemento à construção da passarela, foi desenvolvido um projeto de sinalização visando à segurança viária dos modais que circulam na região. Em fase final de implantação, serão instaladas lombadas físicas, que contribuirão para a redução da velocidade dos veículos no trecho, além da criação de travessias para pedestres e a organização dos movimentos de circulação na rotatória entre a Avenida Edgar Pires de Castro e a Avenida Lami.
Quando concluído, o projeto trará melhorias significativas para a área, sempre com o compromisso de priorizar a segurança e a preservação da vida.
Cristiano Vieira