Concessionária de energia elétrica e operadoras de telefonia participam da retirada de fios nesta sexta

13/12/2024 11:50
SMSUrb/Divulgação/PMPA
SERVIÇOS URBANOS
Força-tarefa para limpeza e recolhimento de fios em desuso, arrebentados e não identificados começou em 12 de janeiro deste ano

Equipes da CEEE Equatorial e das operadoras de telefonia trabalharam nesta sexta-feira, 13, na retirada e limpeza de fios soltos fora de uso na rua Dona Margarida, no Quarto Distrito. Conforme decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), do dia 4 dezembro, as empresas devem participar do mutirão nas sextas-feiras juntamente com as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), que coordena a operação. 

“Esperamos que as empresas sigam conosco na retirada dos fios. É um serviço importante para trazer mais segurança para o cidadão e para deixar nossa cidade ainda mais bonita”, destaca o secretário Marcos Felipi Garcia, que acompanhou o início da operação nesta manhã. 

A força-tarefa para limpeza e recolhimento de fios em desuso, arrebentados e não identificados, abaixo de aproximadamente três metros de altura, começou em 12 de janeiro deste ano. A iniciativa busca dar segurança para os cidadãos e veículos que transitam pelas vias da cidade e diminuir a poluição visual urbana. O trabalho foi interrompido durante a enchente de maio e retomado em julho por uma empresa credenciada e, em agosto, pelas equipes da prefeitura. A operação ocorre nas segundas, quartas e sextas, a partir da 8h30. 

Os locais são escolhidos através de protocolos abertos na plataforma do 156+POA e dos órgãos de fiscalização. No 156, o cidadão deve acessar a aba de Fiscalização e anexar o endereço e fotos. O cronograma é divulgado no site da prefeitura e pelas redes sociais da Smsurb e pode ser alterado devido às condições climáticas. Desde o início da operação, foram retiradas mais de 74 toneladas.

 

 

Daniela Siqueira

Andrea Brasil