Capital se ilumina de rosa na luta contra o câncer de mama
A Campanha Outubro Rosa deu novas cores a prédios e monumentos da Capital. O Mercado Público, o Chalé da Praça XV, no Centro Histórico, e o Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, receberam a iluminação rosa, como sÃmbolo da campanha de combate ao câncer de mama e de alerta à s mulheres sobre a importância de fazer regularmente o exame preventivo.
O Jardim do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae), localizado junto à Estação de Tratamento de Ãgua (ETA) Moinhos de Vento, na rua 24 de Outubro, também ganhou novas cores em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa é promovida pela Assessoria de Comunicação do Dmae. O espaço público está aberto à visitação diariamente, das 8h à s 18h.
Durante todo o mês, diversas unidades de saúde da Capital terão programação especial com foco na saúde da mulher. Entre as atividades estão:
- Coleta de citopatológico (exame preventivo do colo do útero);
- Solicitação de mamografia;
- Vacinação;
- Testes rápidos para infecções sexualmente transmissÃveis (ISTs);
- Inserção de dispositivo intrauterino (DIU);
- Cnsultas médicas e rodas de conversa sobre saúde da mulher;
- Sessões de cinema e caminhadas alusivas ao Outubro Rosa.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a mamografia de rastreamento é o exame de rotina que permite identificar o câncer antes mesmo do surgimento dos sintomas. Confira as recomendações:
- Mulheres de 40 a 49 anos: podem realizar o exame conforme orientação médica;
- Mulheres de 50 a 74 anos: devem realizar a mamografia a cada dois anos;
- Acima de 74 anos: a indicação depende das condições de saúde e expectativa de vida.
Embora não substitua o exame clÃnico feito por profissionais de saúde, o conhecimento do próprio corpo é fundamental. Alterações como nódulos, retrações na pele, secreção mamilar ou mudanças no mamilo devem motivar procura imediata por avaliação médica.
Manter hábitos saudáveis é essencial para reduzir o risco de câncer de mama e outras doenças crônicas:
- Praticar atividades fÃsicas regularmente;
- Manter alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras;
- Evitar excesso de gordura, sal, açúcar e álcool;
- Controlar o peso corporal;
- Não fumar.
Blitz Rosa - A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), promoverá na terça-feira, 14, a Blitz Rosa Pela Vida, uma ação educativa do Outubro Rosa. Será realizada das 14h à s 16h, na avenida Padre Cacique, número 2893, em frente ao Pontal Shopping. A atividade contará com agentes femininas vestindo camisetas rosas, sÃmbolo de apoio à causa, que também integrarão o uniforme durante todo o mês.Â
Aniversário do Mercado Público - Em comemoração aos 156 anos do mercado público mais antigo do Brasil, celebrado em 3 de outubro, nesta sexta-feira, 10, às 19h, haverá a Noite do Samba no segundo piso do Mercado. A programação de aniversário segue até o dia 31.
Â
Â
Andrea Brasil

