Avenida Edgar Pires de Castro passa por manutenção durante a noite

19/07/2022 08:22

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) estão realizando a conservação padrão da avenida Edgar Pires de Castro, na Zona Sul de Porto Alegre. O serviço ocorre no trecho entre a avenida Juca Batista e a Estrada Costa Gama, nos dois sentidos.

Parte do asfalto antigo já foi removida nesse fim de semana e, a partir da noite desta segunda-feira, iniciam-se os serviços noturnos na via. As intervenções ocorrem durante toda esta semana e o horário previsto é das 20h às 4h horas do dia seguinte. 

O trânsito deve ficar em meia-pista onde as equipes estiverem trabalhando, e o bloqueio parcial ocorre de modo alternado nos dois sentidos. O serviço está sendo realizado durante a noite e a madrugada para causar menos impactos no trânsito. 

"A Edgar Pires de Castro já passou por uma importante recuperação em um trecho e, agora, estamos trabalhando na manutenção asfáltica em outro ponto fundamental para os motoristas. O serviço noturno e o uso do asfalto morno vão dar mais agilidade aos serviços para que, em breve, a via possa ser liberada em melhores condições", afirma o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

Asfalto morno - A conservação padrão da av. Edgar Pires de Castro está sendo feita com o asfalto morno, que não precisa atingir uma temperatura muito alta para ser aplicado e também pode ser usado em dias mais frios, com menos de 10 graus. 

Mais usual nas manutenções asfálticas, o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) precisa ser operado em altas temperaturas (+-160°). Porém, em dias muito frios e úmidos, não pode ser usado porque o material acaba não tendo durabilidade no solo. As equipes precisam esperar a temperatura subir acima dos 10 graus para que possam sair das usinas e realizar os serviços. O asfalto morno, portanto, é uma alternativa para ser usado no inverno, ampliando a janela de horários de trabalho. No caso da Edgar, será realizado à noite. 

Dayanne Rodrigues

Lissandra Mendonça