Totens de segurança somam 318 registros em Porto Alegre

22/09/2025 23:00
Pedro Piegas / PMPA
Segurança
Equipamentos operam 24h com câmeras e botões de emergência

Os 13 totens de segurança instalados pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg) em Porto Alegre acumulam 318 registros desde que os equipamentos começaram a operar, a partir de dezembro de 2023.

Os chamados foram classificados de acordo com a natureza da solicitação. A Guarda Civil Metropolitana (GCM) não formaliza as ocorrências - atribuição da Polícia Civil -, mas encaminha os chamados aos órgãos competentes.

A maior parte dos registros (204 ocorrências) diz respeito a intervenções do operador junto a indivíduos próximos aos totens. Confira aqui as demais ocorrências.

Os equipamentos estão distribuídos em pontos de grande circulação, como o Centro Histórico, Rodoviária, Estação Farrapos, Orla do Guaíba, Parque Farroupilha e Esplanada da Restinga (ver abaixo).

Funcionamento - Quando acionado, o totem conecta a população ao Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), que direciona a demanda ao órgão responsável: Brigada Militar, Samu, Assistência Social ou GCM.

Os totens são equipados com câmeras, botões de emergência e iluminação, operando 24h. As imagens podem auxiliar na identificação de suspeitos e na produção de provas para investigações.

Segundo o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon, a presença visível dos totens, equipados com câmeras, botões de emergência e iluminação, tem efeito preventivo sobre a criminalidade. “O monitoramento permite identificar suspeitos, analisar padrões e fornecer provas para investigaçõesâ€, ressalta Aragon.

O baixo número de ocorrências nos locais monitorados reforça o impacto da presença dos totens. Em uma comparação, o atendimento permanente das regiões contempladas pelos totens demandaria 156 agentes da GCM.

A alternativa adotada buscou inspiração em boas práticas internacionais, como o modelo inglês Police Box (cabines policiais que funcionavam como referência de segurança) e o sistema japonês Koban, utilizado em parques e áreas públicas. Ambos são referências em policiamento comunitário e em eficiência operacional no atendimento à população.

Localização dos totens

Avenida Salgado Filho
Praça da Matriz
Praça XV
Viaduto Otávio Rocha
Viaduto Conceição
Estação Rodoviária
Estação Farrapos
Orla do Guaíba – Trechos 1 e 3
Parque Farroupilha (em frente ao Auditório Araújo Vianna)
Esplanada da Restinga
Avenida João Pessoa
Pop Center

  

 

Quéli Curtinaz

Cristiano Vieira