Totens de segurança interativos registram 445 acionamentos no primeiro mês

23/01/2024 09:31
Pedro Piegas / PMPA
Segurança
Equipamentos estão localizados em pontos de grande movimentação de pessoas

Os totens de segurança interativos disponibilizados pela prefeitura completam um mês de operação nesta terça-feira, 23. Até o momento, oito dos 10 equipamentos previstos já foram instalados, faltando apenas os que funcionarão no Viaduto Otávio Rocha e no entorno da Praça da Matriz. Foram registrados 445 acionamentos neste período, a maioria decorrente de toques acidentais - que representam 47% do total. “Os totens são equipamentos muito novos. É preciso aguardar que a população adapte o uso correto dos equipamentos à sua cultura”, afirma o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.

Constam na lista de razões para o acionamento, ainda, os testes e manutenções realizados nos totens (37%), ocorrências que acionaram o sistema antivandalismo dos equipamentos (7%), furtos e roubos (5%), pedidos de ajuda (2%), pedidos de informação (1%), brigas (1%) e registros de desaparecimentos (1%). “Atendemos, ao todo, cinco ocorrências de furto e roubo, cinco pedidos no âmbito da abordagem social, três pedidos relacionados à saúde, duas ocorrências de briga e uma de desaparecimento. O balanço é positivo, já que o objetivo dos totens é inibir ocorrências e reduzir ainda mais estes números”, ressalta Aragon.

Os equipamentos também servem como mecanismo de prevenção. Na última terça-feira, antes do temporal, as oito unidades repassaram à população, por meio de mensagens de áudio, o alerta que havia sido emitido pela Defesa Civil.

Segurança - Com quatro metros de altura, os totens de segurança interativos destacam-se pela robustez. Os equipamentos são blindados, à prova de intempéries e possuem sensor antivandalismo. Cinco câmeras estão instaladas em cada unidade, possibilitando cobertura de 360º na captação de imagens.

Os totens estão no trecho 1 da Orla do Guaíba, que concentrou 29% dos acionamentos; Elevada da Conceição (25%); Rodoviária (15%); Pop Center (12%); trecho 3 da Orla do Guaíba (8%); Auditório Araújo Vianna (4%); avenida Salgado Filho (4%); e Largo Glênio Peres (3%).

 

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes