Serviços da prefeitura seguem em atendimento aos atingidos pela enchente

25/11/2023 18:35

Durante este sábado, 25, as equipes da prefeitura permaneceram trabalhando para auxiliar as pessoas atingidas pela inundação dos últimos dias. A Defesa Civil Municipal entregou itens de limpeza na Vila Dique 2 e, com auxílio de diversos órgãos, distribuiu kits de higiene e limpeza para os residentes das ilhas. A equipe realizou vistorias em diversas áreas e auxiliou o transporte das famílias que estavam em abrigos e que tinham interesse e condições de retornar para suas casas.

Dois abrigos, no Ginásio do Demhab (66) e na Casa do Gaúcho (101), permanecem em funcionamento, acolhendo um total de 167 pessoas. A equipe de assistentes sociais da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) continua garantindo o suporte necessário. No âmbito da saúde, foram realizados 106 atendimentos, abrangendo os abrigos, ônibus na Ilha da Pintada e tendas na BR-290.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) reporta sete pontos com bloqueio total devido ao acúmulo de água em diferentes áreas de Porto Alegre. Esses pontos incluem a avenida Nossa Senhora da Boa Viagem (Ilha da Pintada), rua Presidente Vargas (Pintada), rua Caviana (Pintada), avenida Pinheiro Machado (Belém Novo), avenida Pinheiro Machado (Belém Novo) e rua João Moreira Maciel x rua Voluntários da Pátria (Navegantes). Adicionalmente, dois pontos estão sob monitoramento devido a bloqueios parciais.

O Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) continua vigilante, acompanhando de perto a situação dos serviços integrados neste período de adversidade.

Nível do Guaíba - O nível atual no Cais Mauá marcou 2,58m às 17h15. Apesar do declínio gradativo que vem apresentando, permanece acima da cota de alerta de 2,5m. A cota de inundação, que indica a iminência de riscos, é de 3m.

Na Ilha da Pintada, a régua manual aponta 2,32m, ultrapassando a cota de alerta de 2m e ainda acima da cota de inundação para essa região, que é de 2,20m.

 

Bárbara Barbieri

Gilmar Martins