Seminário Metropolitano de Proteção e Defesa Civil acontece nesta segunda-feira

21/11/2022 08:50

Nesta segunda-feira, 21, será realizado o 1º Seminário Metropolitano de Proteção e Defesa Civil “Construindo Cidades Resilientes”. Organizado pela Defesa Civil de Porto Alegre e Secretaria de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), o evento tratará de assuntos sobre a redução de riscos de desastres. São parceiros na organização a Defesa Civil do RS, a Tecnopuc, Hopeful Brasil e MCR2030.

Também estarão em pauta as estruturas e ações dos órgãos de Defesa Civil e a aplicação e boas práticas do plano de contingência da Capital. O palestrante Clément da Cruz explicará a iniciativa MCR2030 e a forma de preenchimento da avaliação. Clément é assessor técnico da Making Cities Resilient 2030 no Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres.

O encontro ocorrerá durante todo o dia no Auditório Global da Tecnopuc, bairro Partenon, e reunirá representantes das Defesas Civis de Parobé, Mampituba, Gravataí, Santo Antônio da Patrulha, Estância Velha, Eldorado do Sul, Araricá, Butiá, Rolante, Lindolfo Collor, Três Coroas, Santa Maria e Caxias do Sul.

Programação

8h30 - Recepção e credenciamento

9h15 - Cerimônia de abertura

9h45 - Defesa Civil Estadual: estrutura e ações

10h30 - Construindo cidades resilientes, com Clément da Cruz

14h - Painel: Plano de contingências de proteção e Defesa Civil de Porto Alegre - Aplicação e boas práticas

16h - Tecnologia aplicada aos desastres

17h - Encerramento.

MCR2030 - Liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos, é uma iniciativa que, por meio da articulação de vários atores, promove a resiliência local por meio da troca de conhecimentos e experiências e do estabelecimento de redes de aprendizagem entre as cidades. A MCR2030 oferece orientação e apoio às cidades para melhorar o planejamento estratégico de acordo e executar ações que lhes permitam avançar.

Na terça-feira, 22, e quarta-feira, 23, acontecerá a análise e construção das capacidades de resiliência de Porto Alegre e a aplicação dos indicadores de desempenho do MCR2030 pelos membros da Comissão Permanente de Atuação em Emergência (Copae) e demais representantes de secretarias e órgãos do município.

 

Bárbara Barbieri

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes