Seminário de Defesa Civil aborda resiliência na Capital

21/11/2022 15:01

Durante a manhã desta segunda-feira, 21, ocorreu a abertura do 1° Seminário Metropolitano de Proteção e Defesa Civil Construindo Cidades Resilientes”, no Auditório Global da Tecnopuc, bairro Partenon. Um dos objetivos do evento é transformar Porto Alegre em uma cidade hub de resiliência para a região metropolitana.

Rodger Timm / PMPA
DEFESA CIVIL
Clément da Cruz fala sobre cidades resilientes

Estavam presentes os secretários da Segurança Municipal (SMSEG), Mario Ikeda, da Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), André Machado, da Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), Cássio Trogildo, o coordenador da Defesa Civil Estadual, Júlio César Rocha Lopes, o assessor técnico da Making Cities Resilient 2030, Clément da Cruz, e demais representantes dos órgãos do município e Estado.

Na primeira parte do evento, Lopes apresentou a estrutura e as ações da Defesa Civil Estadual. O palestrante Clément da Cruz explicou a iniciativa MCR2030 e a forma de preenchimento da avaliação, que será feita nos dias 22 e 23 de novembro. No decorrer da tarde, o evento terá continuidade com painel sobre o Plano de Contingência de Porto Alegre e as tecnologias que podem ser aplicadas aos desastres.

MCR2030 - Liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos, é uma iniciativa que, por meio da articulação de vários atores, promove a resiliência local por meio da troca de conhecimentos e experiências e do estabelecimento de redes de aprendizagem entre as cidades. A MCR2030 oferece orientação e apoio às cidades para melhorar o planejamento estratégico de acordo e executar ações que lhes permitam avançar.

 

Bárbara Barbieri

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes