Secretários de todo o país discutem prevenção em segurança

25/07/2019 09:07

Durante a 7ª edição do Smart City Business Brazil Congress & Expo, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira, participou nessa quarta-feira, 24, de um encontro, que reuniu representantes da segurança pública de diversos estados do país. Em pauta, a execução de ações preventivas e técnicas adequadas aos processos de segurança, pelo emprego de alternativas tecnológicas nos âmbitos municipal e estadual.

De acordo com o secretário, a aplicação de tecnologia adequada é capaz de romper paradigmas e permitir resultados relevantes na gestão da segurança pública. “O uso da tecnologia possibilita darmos um passo à frente do crime e integrar as forças de segurança, onde o município, com sistemas tecnológicos, reforça a força policial do Estado com a informação necessária para o esclarecimento de crimes”, diz. 

Ele destaca, ainda, o case Cidade Inteligente, Cidade Cidadã, Cidade Segura que rendeu a Porto Alegre o Prêmio InovaCidade 2019, concedido pelo Instituto Smart City Business América e entregue durante o evento. “A premiação destaca um momento histórico para Porto Alegre e o Estado no combate à violência. “Trabalhamos de forma integrada com as demais forças de segurança estadual e federal, e o uso dessa tecnologia nos possibilitou um passo à frente no controle do crime”, afirma. 

Projeto premiado - Implementado em 2017, o projeto incorporou às câmeras da cidade um sistema de tecnologia para reconhecimento de placas de veículos, interligado à Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal. Ao receber alertas de roubo ou furto de veículo, os órgãos de segurança passam a acompanhar a placa em tempo real. Os resultados mostram queda de 40% nesse tipo de crime e recuperação de 35% de carros identificados pelo cercamento eletrônico. São coletados mais de 25 milhões de registros de monitoramento de veículos por mês. 

O sistema conta com diversos dispositivos para emissão de alertas, que vão de câmeras fixas a móveis, incorporando a informação em tempo real numa plataforma de serviços integrados em nível municipal e estadual. São aproximadamente 200 câmeras fixas integradas em pardais, lombadas eletrônicas e de administração patrimonial. Mais de 400 agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) utilizam o sistema para blitze e apoio na operação de campo integrado do cercamento eletrônico. 

Evento - O Smart City Business Brazil Congress & Expo (SCBBrC&E) é um evento de convergência, onde especialistas e líderes de iniciativas inovadoras podem compartilhar experiências, conhecimentos, ideias, visões, soluções e casos de sucesso. 

 

Denise Righi

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes