Secretaria de Segurança realiza curso de capacitação para operação de drones

06/12/2021 14:52
Divulgação / PMPA
SEGURANÇA
Treinamento ocorre até quarta-feira, com 20 horas de duração
A Secretaria Municipal de Segurança deu início nesta segunda-feira, 6, ao curso de capacitação para operação de drones por parte dos órgãos de segurança de Porto Alegre. O treinamento ocorrerá até quarta-feira, 8, com 20 horas de duração. Nesta segunda, foram realizadas aulas teóricas sobre conceitos básicos de legislação e operação de drones. Nas próximas aulas, atividades práticas serão realizadas na Escola de Formação e Especialização da Guarda Municipal de Porto Alegre, localizada no bairro Rio Branco. O curso é ministrado pelo coordenador adjunto da Defesa Civil municipal, coronel Fabrício Gonçalves., piloto e instrutor de voo. Além de agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil, mais dois militares da Polícia do Exército Brasileiro, fraquentam o curso.
 
“Cada vez mais a utilização de drones vem auxiliando os trabalhos dos órgãos de segurança. Este é um equipamento que serve como plataforma de observação aérea, dando mais facilidade e segurança para que os agentes acessem locais de difícil acesso. Esta capacitação dos profissionais é fundamental para reforçar ainda mais o nosso atendimento”, destacou Fabrício Gonçalves.
 
Atualmente, a Secretaria de Segurança conta com três drones: um para Defesa Civil, outro para Guarda Municipal e um terceiro para a realização dos serviços de inteligência. Dois novos equipamentos serão adquiridos pela prefeitura. Um com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) dentro do projeto Poa Segura no valor de R$ 40 mil. Outro drone será igual e virá por meio de emendas impositivas de vereadores. Os equipamentos são especializados para prática de atividades de segurança pública e ações de Defesa Civil e Corpo dos Bombeiros, pois contam com câmeras termais capazes de realizar visualizações noturnas em grandes áreas de risco.
Lucas Rivas

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes