Prefeitura reforça segurança e recolhimento de lixo nas imediações da Ponte do Guaíba

02/12/2022 15:07
SMSEG/Divulgação PMPA
SEGURANÇA
DMLU retirou aproximadamente 15 toneladas de resíduos do local

Em uma ação integrada da prefeitura para reforçar a segurança e garantir a limpeza nas imediações da nova Ponte do Guaíba, um homem de 55 anos acabou sendo preso em flagrante, nesta sexta-feira, 2, pelos agentes da Guarda Municipal na região. Com ele, foram recolhidas porções de cocaína e maconha. Além do reforço no patrulhamento, uma força-tarefa realizada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) culminou com o recolhimento de cerca de 15 toneladas de resíduos no espaço.

Para evitar que o local seja alvo de vandalismo, ações conjuntas têm sido realizadas pela prefeitura. "Além da presença dos órgãos de segurança, a limpeza na região também ajuda a garantir maior sensação de segurança e diminuição da depredação do espaço público", pontua o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.

O DMLU agiu no local com uma equipe de 20 trabalhadores. Aproximadamente, 15 toneladas de lixo foram retiradas em duas viagens de caminhão. Além de 15 garis, foram mais três auxiliares na operação de limpeza com uma retroescavadeira. "Sempre que temos acesso a este tipo de local, as equipes de limpeza agem com rapidez para tornar a cidade mais limpa e agradável de se viver", destaca o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

Novas incursões serão realizadas naquela localidade realçando a presença do poder público com a realização de serviços e segurança. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) também vem mapeando a região para garantir atendimento e encaminhamentos aos cidadãos mais vulneráveis. 

A Equipe da Fundação Fé e Alegria Arhuna, parcerizada da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), atende os bairros Humaitá, Navegantes, Bela Vista e Bom Fim, onde ofertam serviços, acompanhamentos e acesso à saúde e outras políticas públicas às pessoas em situação de rua . As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) Humaitá/Navegantes acompanham mais de 100 pessoas.

 

Lucas Rivas

Gilmar Martins