Prefeitura inicia instalação de totens de segurança interativos

12/12/2023 11:10
Pedro Piegas / PMPA
Segurança
Estruturas podem transmitir avisos à população e contam também com botão de emergência

A Prefeitura de Porto Alegre começou a instalar dez totens de segurança interativos para reforçar a assistência à população nas áreas mais movimentadas da cidade. O processo iniciou há um mês, com a construção das bases dos equipamentos, e deve ser concluído nas próximas semanas.

Cobertos por lonas, os equipamentos estão em pontos como os trechos 1 e 3 da Orla do Guaíba, o Largo Glênio Peres e nas imediações do Pop Center (lista completa abaixo). A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg).

“Estamos trabalhando nos últimos ajustes da instalação elétrica e da rede lógica. Além da ligação ao Ceic-POA, preparamos uma central de monitoramento exclusiva para os totens, junto ao posto da Guarda Municipal na Orla do Guaíba”, afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

Tecnologia - Os totens têm cerca de quatro metros de altura e são capazes de transmitir avisos à população, enviados pela administração. Um botão de emergência possibilitará que os cidadãos entrem em contato direto com o Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA).

Os equipamentos - blindados e à prova de intempéries - também vão auxiliar na ampliação do videomonitoramento, com câmeras de 360º de cobertura. O investimento para a instalação de dez totens, alugados, será de R$ 2,3 milhões para um ano de operação. 

Locais - Orla do Guaíba (Trecho 1), ⁠Orla do Guaíba (Trecho 3), Largo Glênio Peres, Pop Center, Viaduto Otávio Rocha, Elevada da Conceição, Praça Mal. Deodoro, Parque Farroupilha (Auditório Araújo Vianna), Rodoviária e avenida Salgado Filho.

 

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes