Prefeitura inicia construção de nova sede da Guarda Municipal no Parque Marinha do Brasil

07/03/2024 15:51

A prefeitura deu início nesta quinta-feira, 7, à obra da nova sede da Guarda Municipal no Parque Marinha do Brasil. O projeto, previsto para ser entregue em um ano, consiste na reforma completa de uma edificação já existente, que passa a ser administrado pela Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG).

A edificação contará com um espaço para atendimento comunitário, além da estrutura necessária no dia-a-dia dos agentes - como, por exemplo, áreas para o trabalho administrativo e vestuários. O complexo, de dois andares, soma área construída de 735 metros quadrados e terá as suas características arquitetônicas preservadas.

“A permanência da Guarda Municipal no Parque Marinha é parte do projeto de reformulação das bases da corporação. A proposta é aproximar os agentes da comunidade, por meio de estruturas fixas em alguns dos locais mais movimentados da Capital”, afirma o secretário de Segurança, Alexandre Aragon.

A empresa responsável pela execução da obra foi selecionada em concorrência pública. A iniciativa, orçada em R$ 3.074.049,21, faz parte do programa POA Segura - que, ao todo, compreende R$ 60 milhões em investimentos financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“A atividade fundamental da Guarda Municipal está nos parques e praças. Por isso, nada mais adequado do que contarmos com base em dos principais espaços da nossa cidade, intensificando a presença da corporação entre os frequentadores”, ressalta o comandante-geral da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.

Novas sedes - A Prefeitura está qualificando as sedes da Guarda Municipal desde o ano passado, quando foram entregues Posto Avançado do Parque Farroupilha (Redenção), Comando Norte e Comando Sul. Em breve, a corporação estará também com posto no Parque Moinhos de Vento.

Banheiros - O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) informa que o primeiro módulo de banheiros no Parque Marinha do Brasil está fechado desde a quarta-feira, 6. A desativação é decorrente do início das obras, tendo como objetivo garantir a segurança dos trabalhadores e, também, frequentadores.

A alternativa é o uso dos módulos II e III, também localizados no interior do parque. As estruturas permanecem abertas das 7h às 19h.

  

 

Aristoteles Junior

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes