Prefeitura desativa dois ferros-velhos irregulares na região central

10/06/2022 11:22
SMSEG/Divulgação PMPA
SEGURANÇA
Mais de 50 servidores realizaram o trabalho, com auxílio de uma retroescavadeira e de um caminhão
A prefeitura desativou nesta sexta-feira, 10, dois ferros-velhos que estavam operando irregularmente na avenida Voluntários da Pátria, s/nº, na Vila Santa Terezinha. Os galpões foram construídos ilegalmente sobre o logradouro público. Os dois pontos já tinham sido notificados pela prefeitura em meio aos trabalhos de fiscalização. A Guarda Municipal também constatou a venda ilegal de fios de cobre. Nesta semana, a região foi alvo da maior operação integrada de combate aos crimes de receptação, roubo e furto de fios elétricos.
 
O trabalho de remoção dos galpões foi realizado pelos fiscais municipais, com apoio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana. Além da Guarda Municipal, forças policiais da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros também reforçaram a segurança no local. Equipes de telefonia privada, além de agentes de trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), estiveram presentes.
 
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança. Mais de 50 servidores realizaram o trabalho, com auxílio de uma retroescavadeira e de um caminhão. Os próprios proprietários retiraram os pertences do local.
 
"Além de reforçarmos a fiscalização, estamos ampliando o patrulhamento em pontos estratégicos. Desativar estes estabelecimentos também é um desdobramento da nossa força-tarefa", afirmou o secretário-adjunto de Segurança, Comissário Zottis.
 
Força-tarefa - Nesta semana, foi realizada a primeira ação integrada entre as forças de segurança da prefeitura e Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP/RS) para combater os crimes de receptação, furto e roubo de fios de energia e materiais de iluminação. Ao todo, mais de 230 agentes participam da ofensiva, divididos em cem viaturas.
 
Durante ação, nove ferros-velhos foram autuados por irregularidades. Oito pessoas foram presas em flagrante, sendo três por furto de energia e cinco por receptação qualificada. Também foram capturados três foragidos. Luminárias e fios que haviam sido furtados do Parcão e Centro Histórico, além de hidrantes do Departamento Municipal de Ãgua e Esgotos (Dmae), foram recuperados.
 
Denúncia - Para auxiliar na redução de crimes e agilizar a atuação dos agentes de segurança, a prefeitura vem reiterando nas redes sociais a importância do recebimento de denúncias anônimas pelos canais 153 e 156.
Lucas Rivas

Lissandra Mendonça