Prefeitura contrata vigilantes para apoio de segurança em abrigos provisórios

08/05/2024 14:53

A prefeitura anunciou nesta quarta-feira, 8, a contratação de vigilantes para apoio à segurança das mais de 12 mil pessoas acolhidas nos abrigos provisórios. Os profissionais já atuam em 45 estruturas da rede temporária - e a previsão é de que o reforço chegue a todos os 124 espaços administrados pelo município e entidades parceiras.

O efetivo da Guarda Municipal também já atua nos espaços onde há maior concentração de pessoas, em operação integrada com a Brigada Militar. As demais corporações - incluindo Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Federal - estão nas ruas para a manutenção da ordem pública e apoio às ações de resgate.

"A segurança pública está totalmente mobilizada no atendimento à população - tanto na esfera municipal, quando estadual e federal. Esta união de esforços é essencial para que as áreas atingidas voltem à normalidade o mais breve possível. A ordem é salvar vidas e, ao mesmo tempo, reconstruir vidas", afirma o secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.

A contratação dos vigilantes, coordenada pela Secretaria Extraordinária de Modernização e Gestão de Projetos (SMGES) e Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), foi feita por meio de adesão à ata de registro de preços da administração municipal.

Solidariedade - Agentes de segurança pública de diversas partes do país foram enviados a Porto Alegre desde o início das enchentes. Um exemplo é a Guarda Civil Metropolitana (GCM) de São Paulo - que, além do efetivo, cedeu embarcações e viaturas para a Capital.

 

Aristoteles Junior

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes